Crude cai abaixo dos 50 dólares em nova descida

  • Marta Santos Silva
  • 27 Abril 2017

A Líbia poderá aumentar a produção de petróleo e ficar fora do acordo da OPEP, o que fez os preços do petróleo voltar a tombar perto dos 2%.

O preço do petróleo caía a um ritmo próximo dos 2% ao início desta tarde, com o barril de Brent a descer para os 50,78 dólares e o WTI negociado em Nova Iorque a cair ao mesmo ritmo para abaixo do limiar dos 50 dólares, para os 48,62. Os valores tocam em mínimos de quase um mês, apesar dos esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para procurar controlar as descidas de preços.

O acordo da OPEP em reduzir a produção de petróleo para aumentar o preço da matéria-prima tem encontrado vários revezes, incluindo aumentos na produção dos Estados Unidos e no número das suas reservas, o que tem feito flutuar o preço do barril de Brent e do WTI.

Na última semana o WTI caiu abaixo dos 50 dólares

Preço do petróleo WTI. Fonte: Bloomberg.

Notícias de hoje de que a Líbia planeia aumentar gradualmente o seu output de petróleo, o que deverá ter o acordo da OPEP para que o país, no meio de uma profunda crise após a sua mudança de regime, possa ficar de fora do acordo, poderão ter ajudado a pressionar os preços da matéria-prima.

O encontro, esta quinta-feira, de vários líderes da OPEP em Paris também não aconteceu com um tom otimista. O secretário-geral da organização Mohammad Barkindo anunciou que “embora seja evidente que o reequilíbrio do mercado agora está a avançar, e que o investimento especificamente em projetos a curto prazo está a regressar, é essencial não esquecer os nossos objetivos assumidos”, disse, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crude cai abaixo dos 50 dólares em nova descida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião