Erdogan exige que UE abra as portas à Turquia antes de autorizar entrada da Suécia na NATO
Presidente turco impos nova condição para autorizar a entrada da Suécia na NATO. "Primeiro", disse, a União Europeia tem de "abrir caminho" à adesão da Turquia ao clube dos 27.
O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan impôs esta segunda-feira uma nova condição para desbloquear a entrada da Suécia na NATO: antes disso, a União Europeia tem de abrir caminho à entrada da Turquia no clube dos 27, avança o The New York Times.
“Primeiro, abram caminho à Turquia na União Europeia, então abriremos caminho à Suécia, como fizemos com a Finlândia”, disse Erdogan aos jornalistas, antes de se deslocar a uma cimeira da NATO que começa na terça-feira.
Segundo o jornal norte-americano, os líderes dos países da NATO esperavam aprovar a entrada da Suécia na aliança por unanimidade na cimeira desta semana. Mas a condição imposta por Erdogan representa um novo entrave a que isso aconteça.
A Turquia solicitou a entrada na União Europeia em 1987. No entanto, segundo o The New York Times, o processo tem-se arrastado com lentidão, não havendo progressos a registar desde 2016. Por sua vez, a Suécia pediu para entrar na NATO no ano passado, depois da invasão da Ucrânia pela Rússia. Se o conseguir, será o 32.º país a entrar na aliança.
A Turquia considera que a Suécia tem sido permissiva no acolhimento de dissidentes turcos que o Presidente define como terroristas, pelo que tem levantado grandes entraves ao processo, apesar dos esforços suecos para responder às exigências de Erdogan. Além da Turquia, só a Hungria é que ainda não aprovou a entrada da Suécia na NATO.
Em reação à declaração de Erdogan, o chanceler alemão Olaf Scholz defendeu que a entrada da Suécia na NATO não deve estar ligada à entrada da Turquia na União Europeia: “A Suécia preenche todos os requisitos para pertencer à NATO. A outra questão não está ligada a isso e é por isso que penso que não deve ser vista como um assunto relacionado”, afirmou, citado pela AFP.
(Notícia atualizada pela última vez às 16h22)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Erdogan exige que UE abra as portas à Turquia antes de autorizar entrada da Suécia na NATO
{{ noCommentsLabel }}