Governo lança consulta pública para a compra centralizada de gases renováveis

Através do leilão, MAAC considera que será possível impulsionar o desenvolvimento de uma "indústria robusta e sustentável" de gases renováveis. Consulta pública aberta até 31 de julho.

O Governo colocou em consulta pública o leilão para a compra centralizada de biometano e hidrogénio renovável. De acordo com o comunicado do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), a consulta pública ficará disponível por um período de 20 dias, encerrando no dia 31 de julho.

“Através desta consulta pública, convidam-se todos os interessados a participar no processo de concretização desta importante medida, que pretende assegurar um ambiente favorável ao desenvolvimento e à expansão dos gases renováveis no país”, considera o gabinete de Duarte Cordeiro.

O ministério considera que o leilão de compra centralizada de biometano e hidrogénio renovável “é um marco significativo no desenvolvimento da indústria verde do país” e irá incentivar “os investimentos para a execução dos respetivos projetos e o necessário impulso à competitividade do mercado de gases renováveis”.

Desta forma, prevê o Executivo, será possível impulsionar a construção de uma “indústria nacional robusta e sustentável”, e robustecer “a posição cimeira que o país ocupa enquanto polo de atração de investimentos na área dos gases renováveis”.

Recorde-se que no contexto da revisão do Plano Nacional de Energia e Clima foram estabelecidas novas metas para a indústria do hidrogénio renovável em Portugal. Entre os objetivos, o Governo pretende criar condições para a instalação de 5.5 gigawatts (GW) de eletrolisadores até 2030, mais do que duplicando o inicialmente previsto na Estratégia Nacional para o Hidrogénio.

Ademais, pretende-se impulsionar a produção do biometano em Portugal, através da elaboração e concretização do Plano de Ação para o Biometano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo lança consulta pública para a compra centralizada de gases renováveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião