Portugal paga mais de 3% para se financiar em 749 milhões de euros a 6 e 12 anos

Portugal realizou dois leilões de obrigações do Tesouro a 6 e 12 anos. Na emissão a 12 anos, a República pagou 3,6%, ficando em linha com o preço que pagou em março numa emissão semelhante.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP realizou na manhã desta quarta-feira dois leilões de obrigações do Tesouro que resultaram no financiamento da República em 749 milhões de euros a 6 e 12 anos. O valor total ficou no limite mínimo anunciado pelo IGCP na semana passada.

Na emissão a 6 anos, que foi colocada através da linha com maturidade a 15 de junho de 2029, o leilão contou com uma procura de apenas 1,5 vezes acima da oferta, com a República a pagar 3,2% para emitir 467 milhões de euros.

Na emissão a 12 anos, que foi colocada com a linha com maturidade a 12 de outubro de 2035, a procura ficou 6,6 vezes acima da oferta, com o Estado a pagar 3,6% para se financiar em 282 milhões de euros. Ficou assim em linha com o preço que pagou a 8 de março (3,7%) num leilão sobre a mesma linha obrigacionista.

O prémio de risco de Portugal tem sido o mais reduzido dos países da periferia, fruto do bom desempenho económico e da redução que se tem vindo a fazer do nível de endividamento”, refere Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa, sublinhando ainda que “estes fatores estão a ser fundamentais para que no rollover da dívida com taxas mais elevadas, como é a situação atual, Portugal não esteja a pagar prémios de risco mais elevados.”

Este ano, Portugal conta apenas com cinco leilões de obrigações do Tesouro realizados. No ano passado, até julho, o IGCP tinha realizado cinco operações e em 2021 tinha contabilizado oito até meados de julho.

O último leilão de obrigações realizado pelo IGCP antes dos dois realizados esta quarta-feira remonta a 8 de março. Na altura, o Estado pagou 3,55% para se financiar em 397 milhões de euros através da linha com maturidade a 16 de julho de 2032; e 3,74% para colocar no mercado 518 milhões de euros através da obrigação com maturidade a 12 de outubro de 2035 — uma das foi hoje a leilão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal paga mais de 3% para se financiar em 749 milhões de euros a 6 e 12 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião