Hoje nas notícias: Despesas nas férias, CReSAP e TAP

  • ECO
  • 13 Julho 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Quase metade dos portugueses tenciona gastar menos nas férias de verão face ao ano passado, segundo um barómetro publicado esta quinta-feira. A comissão que avalia candidatos a altos cargos públicos queixa-se de “dificuldade em atrair candidatos com mérito”. A privatização da TAP deverá ser aprovada no final deste mês. Conheça estas e outras notícias em destaque nos jornais nacionais.

Metade dos portugueses vai gastar menos nas férias

Num contexto de fortes subidas de preços, quase metade dos portugueses (46,9%) tenciona gastar menos nas férias de verão deste ano em comparação com o ano passado, concluiu um barómetro da Intercampus feito para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e CMTV. Quase um terço dos inquiridos (32,6%) diz que vai gastar o mesmo, enquanto 13,5% das pessoas admitem que vão gastar mais.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

CReSAP diz que faltam candidatos “com mérito”

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), que gere o recrutamento de dirigentes da Administração Pública, queixa-se de “dificuldade em atrair candidatos com mérito para o exercício das funções de dirigente de topo”, o que tem conduzido à repetição “um “número significativo” de concursos. Nessas situações, que deviam ser excecionais, o Governo pode escolher quem quiser.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Venda da TAP deve ser aprovada no final de julho

O Governo tenciona acelerar processo de privatização da TAP, tendo em vista conseguir preparar o decreto-lei até ao final deste mês, antes das férias de verão. Nas últimas semanas têm sido feitos vários contactos com bancos de investimento que estão a fazer comparações com outras companhias aéreas, segundo o Jornal de Negócios. A consultora EY e o Banco Finantia foram as entidades selecionadas pela Parpública para fazerem as duas avaliações independentes, que deverão estar concluídas no final deste mês.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Militantes ganham milhares com contratos sem concurso nas juntas de freguesia de Lisboa

Em várias freguesias de Lisboa, segundo uma análise feita pela CNN Portugal, há contratos por ajuste direto, de vários milhares de euros, pagos a empresas de ex-deputados na Assembleia da República e membros de assembleias municipais que são, ao mesmo tempo, assessores nas freguesias da mesma cor política. Luís de Sousa, politólogo e especialista em corrupção, afirma que esta prática “distorce a livre concorrência e, além de danos financeiros, pode gerar danos reputacionais”.

Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre).

Contas do ex-secretário de Estado vão ser investigadas

As contas bancárias do ex-secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira, vão ser investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária, no âmbito do processo “Tempestade Perfeita”. A investigação pretenderá averiguar se o ex-governante ficou com os 61.500 euros que recebeu do contrato celebrado com a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) ou se parte desse dinheiro terá sido canalizado para eventual benefício de terceiros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Despesas nas férias, CReSAP e TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião