5 coisas que vão marcar o dia

Na bolsa, a Nos apresenta contas e, no Parlamento, o dia vai ser preenchido com a TAP, o programa "Mais Habitação" e com a alteração dos estatutos das ordens profissionais.

Quase a fechar para férias de verão, os deputados têm agendado para esta quarta-feira um plenário marcado pela apreciação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão política da TAP e pelas votações das medidas do programa “Mais Habitação” e das alterações aos estatutos de 12 ordens profissionais. Nos mercados, o dia será marcado pela apresentação dos resultados da NOS NOS 1,47% em Portugal e pela divulgação das vendas a retalho nos EUA.

A TAP volta a voar até ao Parlamento

A TAP volta a marcar destaque esta quarta-feira no Parlamento, com a apreciação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão política da companhia aérea. Os deputados terão 30 minutos para se prenunciarem em plenário sobre as conclusões do relatório que foi recentemente aprovado apenas com os votos a favor do Partido Socialista.

Estatutos de 12 ordens profissionais sofrem alterações

Depois de ter aprovado em meados de junho o diploma que altera os estatutos de 12 ordens profissionais, adaptando-os ao estipulado no regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais, o tema chega esta quarta-feira ao Parlamento para a votação final. A iniciativa do Governo tem sido alvo de várias críticas, com as Ordens a apontarem para a perda de competências e de autonomia, enquanto o Governo fala numa “boa reforma para as novas gerações.”

Nos apresenta resultados do segundo trimestre

A empresa liderada por Miguel Almeida revela hoje ao mercado os números da sua operação entre abril e junho. Segundo as estimativas dos analistas compiladas pela Refinitiv, a Nos deverá apresentar receitas de 388,5 milhões de euros e um EBITDA de 168,7 milhões de euros, cerca de 5,4% e 3,6%, respetivamente, acima dos resultados do segundo trimestre do ano passado. No entanto, os lucros deverão registar uma queda homóloga de 5,6%, em cerca de 41,7 milhões de euros.

Programa “Mais Habitação” vai a votos no Parlamento

Após ter sido apresentado a 16 de fevereiro no Conselho de Ministros e debatido por diversas ocasiões desde então, o Programa “Mais Habitação” será votado esta quarta-feira no Parlamento. Entre as várias medidas que estarão a votação está a limitação de 2% da subida da renda dos novos contratos que estiveram no mercado de arrendamento nos últimos cinco anos, a isenção de IRS das mais-valias resultantes de venda de imóveis ao Estado ou aos municípios e a aplicação de uma taxa especial de 15% sobre o alojamento local.

EUA divulgam evolução das vendas a retalho

Por volta das 14h30 (hora de Lisboa) serão conhecidos os números relativos à evolução das vendas a retalho nos EUA em junho. Os analistas antecipam uma subida de 0,5%, depois de em maio terem aumentado 0,3% e ficado acima das previsões do mercado, que apontavam para uma contração de 0,1%. Por ser o principal indicador das despesas dos consumidores, indicador que representa a maior parte da atividade económica global, será expectável haver uma imediata reação dos investidores aos números que forem conhecidos, quer fiquem acima ou abaixo das previsões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião