Das secretas para a secretaria de Estado da Defesa, Carlos Pires já tomou posse
O Presidente da República deu esta quinta-feira posse ao novo secretário de Estado da Defesa Carlos Pires, numa cerimónia que decorreu ao final da tarde no Palácio de Belém.
O Presidente da República deu esta quinta-feira posse ao novo secretário de Estado da Defesa Carlos Pires, numa cerimónia que decorreu ao final da tarde no Palácio de Belém.
Carlos Pires foi escolhido pelo primeiro-ministro para substituir Marco Capitão Ferreira como secretário de Estado da Defesa, que apresentou a demissão, após estar envolvido em várias polémicas e ter sido constituído arguido no âmbito da Operação “Tempestade Perfeita”.
“Hoje não falo, hoje agradeço a vossa presença e sinto-me muito honrado em ter sido escolhido e em merecer a confiança do senhor Presidente da República, do senhor primeiro-ministro e, naturalmente, da senhora ministra da Defesa Nacional, com quem irei trabalhar”, disse o novo governante aos jornalistas à saída do palácio de Belém, de acordo com a Lusa.
Interrogado se considera que a sua formação de diplomata o ajudará no desempenho das funções de secretário de Estado da Defesa, Carlos Pires respondeu: “Penso que sim, penso que a minha formação ajudará, tal como também agora as informações”. Referindo que “a política externa portuguesa tem três pilares, que são a diplomacia, as informações e a defesa”, acrescentou: “Por isso, sinto-me à vontade neste âmbito da política externa e quero contribuir justamente com a minha experiência de diplomata e das informações, e agora na Defesa, na qual já trabalhei, para poder ajudar o melhor possível a senhora ministra”.
Questionado, depois, sobre os casos judiciais relacionados com a Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires declarou: “Acabei de tomar posse e só espero é ganhar a confiança de com quem vou trabalhar e lidar, e ganhar a confiança de todos os portugueses”. “E mostrar que estou à altura, de facto, das expectativas e da confiança que foi em mim depositada pelas mais altas autoridades e poder dar o meu contributo justamente para poder ajudar a senhora ministra nessa exigente tarefa que é a dela“, completou.
O novo secretário de Estado manifestou-se “muito empenhado” em contribuir “para que continue o reforço da Defesa Nacional” e a “projeção da excelência e do prestígio” das Forças Armadas Portuguesas, em “estreita cooperação com o senhor general chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e os senhores chefes dos ramos”. “Farei o melhor que puder e souber”, disse.
Nascido em Beirute, Carlos Pires é Licenciado em relações internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e com mestrado em Estudos Europeus pela London School of Economics. Até agora era diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), que integra as secretas do país.
O novo secretário de Estado não é estreante nas lides políticas. Já integrou vários gabinetes ministeriais, tendo sido adjunto do então ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado, entre setembro de 2010 e junho de 2011, adjunto no gabinete do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho (de junho de 2011 a fevereiro de 2013), chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus Miguel Morais Leitão (entre fevereiro a julho de 2013), e chefe de gabinete do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Manchete (de julho de 2013 a agosto de 2014).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Das secretas para a secretaria de Estado da Defesa, Carlos Pires já tomou posse
{{ noCommentsLabel }}