EDP Renováveis instala o seu primeiro projeto de baterias na Europa
O Battery Energy Storage Systems vai nascer em Kent, no Reino Unido, e contribuirá com aproximadamente 50 megawatts de capacidade para a rede elétrica do país.
A EDP Renováveis (EDPR) vai instalar o seu primeiro projeto autónomo de baterias na Europa. O Battery Energy Storage Systems (BESS) vai nascer no Reino Unido e é considerado pela energética como um projeto que representa “um passo estratégico na otimização de recursos e na melhoria da eficiência energética“.
De acordo com a nota divulgada esta quarta-feira, o projeto contribuirá com aproximadamente 50 megawatts (MW) de capacidade para a rede elétrica e garantirá duas horas de capacidade de armazenamento.
Este primeiro sistema de armazenamento desenvolvido pela EDPR ficará localizado em Kent, Inglaterra, e foi adquirido à Tupa Energy, uma empresa britânica especializada em armazenamento de baterias à escala de serviços públicos. Prevê-se que o projeto esteja operacional até ao final de 2024.
“A integração de sistemas de armazenamento desempenhará um papel crucial no cabaz de energias renováveis do futuro, uma vez que contribuirá para enfrentar o desafio da intermitência. Ao mitigar o impacto de fatores externos que podem afetar a disponibilidade, estes sistemas são fundamentais para ultrapassar uma das principais limitações das energias renováveis em toda a Europa, sem produzir emissões“, cita a nota as declarações de Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e da EDPR.
De acordo com a EDPR, o Reino Unido é o mercado mais avançado na Europa em termos de armazenamento com baterias, “fruto de um quadro regulamentar favorável”. Atualmente, o país já conta com 2,2 gigawatts (GW) de projetos de baterias ligados à rede e com mais 2 GW em construção.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Renováveis instala o seu primeiro projeto de baterias na Europa
{{ noCommentsLabel }}