Lucros da EDP Renováveis encolhem 70% no primeiro semestre, para 80 milhões de euros

Entre janeiro e junho, as receitas da empresa ascenderam a 1.225 milhões de euros, 1% abaixo do período homólogo, “devido a uma produção fraca, juntamente com um menor preço médio de venda”.

Os lucros da EDP Renováveis caíram 70% nos primeiros seis meses deste ano, para 80 milhões de euros, reportou a empresa em comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Neste período, as receitas foram 1% inferiores em relação ao ano anterior, para 1.225 milhões de euros, “devido a uma produção fraca, juntamente com um menor preço médio de venda, parcialmente compensado pela capacidade adicional instalada durante os últimos doze meses (+1,4 GW de crescimento líquido)”, com o EBITDA a baixar 23%, para 754 milhões.

Já os custos operacionais aumentaram 10%, incluindo impostos de clawback na Europa (34 milhões de euros relacionados com a Roménia e a Polónia), mas também custos de pessoal mais elevados devido ao aumento de 11% no número de colaboradores e à inflação. A empresa destaca igualmente os custos incorridos com atrasos nas adições de capacidade nos Estados Unidos e na Colômbia, no valor de 41 milhões.

A dívida líquida totalizava 5,7 mil milhões de euros no final de junho, 700 milhões acima da registada no término do ano passado, com uma relação de 2,9 vezes face ao EBITDA nos últimos doze meses, “refletindo o aumento dos investimentos no período compensado pelo aumento de capital”. A EDP Renováveis contabiliza um investimento bruto de 2,3 mil milhões na primeira metade do ano, com 85% do Capex a ser investido na Europa e na América do Norte.

Na terça-feira, a EDP Renováveis tinha anunciado a venda do projeto Sorolla à austríaca Verbund por um valor 460 milhões de euros. A transação englobou nove projetos eólicos operacionais com uma idade média de 14 anos e com a “possibilidade de repotenciação e capacidade solar híbrida adicional”, segundo informou ao mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da EDP Renováveis encolhem 70% no primeiro semestre, para 80 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião