Hoje nas notícias: Altice, corrupção e comboios
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Hernâni Antunes confessa pagamentos indevidos e acrescenta detalhes importantes ao caso Altice. Capitão Ferreira trabalhou na equipa de Gomes Cravinho na Defesa. Greves provocam supressão de quase 26 mil comboios e taxa de pontualidade atinge mínimos. Confira as principais notícias da imprensa desta quinta-feira.
Altice. Hernâni Antunes confessa quase tudo, incluindo pagamentos a Alexandre Fonseca
Durante três dias de interrogatório perante o juiz de instrução Carlos Alexandre, o empresário bracarense admitiu a maior parte dos factos que lhe foram atribuídos pelo Ministério Público e revelou também os beneficiários de muitos dos pagamentos indevidos que efetuou para obter vantagens em mercados e contratos. Na lista de implicados está o antigo presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Capitão Ferreira trabalhou em equipa clandestina de Gomes Cravinho na Defesa
Durante dois meses em 2019, o jurista Capitão Ferreira atuou simultaneamente como assessor da Direção-Geral de Recursos e Defesa Nacional (DGRDN) no contrato dos helicópteros EH-101 e colaborou com um grupo que operava diretamente sob o comando do então ministro da Defesa. A cooperação, embora não oficializada, ocorreu enquanto o antigo secretário de Estado, que se demitiu do cargo, estava a serviço do gabinete de Gomes Cravinho, segundo documentos, emails e testemunhos revelados à Visão. O ministro, que manteve o caso em sigilo, admitiu os factos quando questionado durante audição na Comissão de Defesa da Assembleia da República.
Leia a notícia completa na Visão (acesso pago).
Greves já provocaram supressão de quase 26 mil comboios
As greves e os protestos no setor ferroviário levaram a um aumento significativo na supressão de comboios nos primeiros seis meses de 2023, totalizando cerca de 26 mil ligações a menos do que no mesmo período de 2022. A taxa de pontualidade caiu para apenas 78%, a mais baixa desde 2018. Um acordo assinado entre a CP e o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante desconvocou uma greve planeada para agosto. A CP já recebeu um total de 27 pré-avisos de greve ao longo deste ano.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).
Controlo de rendas “tem efeitos negativos e reduz oferta”
O controlo de rendas e medidas restritivas no mercado habitacional devem ser controlados, segundo o estudo “A crise da habitação nas grandes cidades – uma análise” da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). É recomendada, por outro lado, uma abordagem apoiada em soluções estruturais e previsíveis para resolver os problemas habitacionais. O apoio à habitação deve ser temporário e as restrições ao alojamento local devem ser aplicadas localmente. O estudo destaca ainda que os estrangeiros têm um impacto limitado no mercado e que é necessário promover a estabilidade e desburocratização para incentivar investimentos no setor habitacional.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Subsídios para janelas e painéis solares excluem arrendatários e segundas habitações
A nova edição do programa Edifícios + Sustentáveis destinará 30 milhões de euros para melhorias na eficiência energética das habitações em Portugal. Mas os arrendatários e os proprietários de segundas habitações não poderão candidatar-se a estes apoios. Apenas os proprietários das habitações poderão submeter as candidaturas, escreve o Expresso. A plataforma de candidaturas abrirá em agosto e seguirá até outubro, abrangendo apenas habitações permanentes.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Altice, corrupção e comboios
{{ noCommentsLabel }}