Governo aprova novos apoios para transportes de mercadorias

O diploma, aprovado em Conselho de Ministros, prorroga ainda o mecanismo temporário de gasóleo profissional extraordinário.

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que cria “apoios financeiros extraordinários” para o setor dos transportes de mercadorias por conta de outrem e para o setor do transporte ferroviário de mercadorias.

O objetivo, lê-se no comunicado divulgado após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, é a mitigação dos efeitos de escalada de preços dos combustíveis e da eletricidade no setor dos transportes de mercadorias por conta de outrem e no setor do transporte ferroviário de mercadorias. No entanto, a nota do Conselho de Ministros não especifica a natureza destes novos apoios.

O mesmo diploma prorroga ainda o mecanismo temporário de gasóleo profissional extraordinário até 30 de setembro de 2023. Este permite a devolução ao transportador do valor de 17 cêntimos por litro abastecido, estabelecendo um limite de 50.000 litros anuais abastecidos por viatura licenciada, lê-se no site da Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias.

Por fim, o decreto dita que seja prorrogado, até 31 de dezembro de 2023, o regime transitório para a atribuição do subsídio social de mobilidade, no âmbito dos serviços aéreos e marítimos entre o continente e a Região Autónoma da Madeira e entre esta e a Região Autónoma dos Açores, com efeitos a 1 de julho de 2023, assegurando-se a continuidade da atribuição deste subsídio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprova novos apoios para transportes de mercadorias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião