Preço do cabaz alimentar essencial cai 1,1% em julho
O cabaz de 63 produtos alimentares monitorizados pela Deco Proteste situa-se nos 214,11 euros.
O preço do cabaz de bens essenciais diminuiu 1,1% em julho, face ao mês anterior, de acordo com as contas da Deco Proteste. O conjunto de 63 produtos alimentares situa-se nos 214,11 euros, um dos valores mais baixos registados este ano, mas ainda assim há categorias de alimentos onde o preço ainda aumentou.
A maior queda registada neste período foi nos produtos de mercearia, que recuaram 1,73 euros face ao mês passado, seguido pelas frutas e legumes, que caíram 54 cêntimos. Já o preço do peixe caiu 30 cêntimos e dos congelados 29 cêntimos.
Em sentido inverso, o preço dos laticínios aumentou oito cêntimos e a carne 39 cêntimos, segundo a análise mensal da Deco Proteste.
O valor mais baixo a que o cabaz monitorizado semanalmente pela Deco Proteste já esteve este ano foi a 212,22 euros, na semana de 12 de julho.
Já no que diz respeito à variação anual, o cabaz alimentar essencial aumentou em 4,30% face a julho de 2022, revelando assim que apesar do abrandamento, os preços ainda estão acima do nível registado no ano passado.
Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística divulgada esta segunda-feira, a inflação abrandou para 3,1% em julho, naquele que foi o nono mês consecutivo de descida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do cabaz alimentar essencial cai 1,1% em julho
{{ noCommentsLabel }}