Cerca de 1% dos portugueses trabalham no setor do desporto
A Suécia tem a percentagem mais elevada de pessoas a trabalhar nesta área (1,4% do emprego total). A Roménia está no polo oposto (0,2% do emprego total).
Em 2022, 1,51 milhões de pessoas na União Europeia (UE) trabalhavam no setor do desporto, o que representa 0,8% do emprego total, e um aumento de 10,9% face a 2021. Em Portugal, 0,9% da população empregada trabalha neste setor, o que inclui atividades económicas e profissões como equipas e clubes desportivos, treinadores, atletas independentes, centros de fitness e atividades de promoção e gestão de eventos desportivos, mostram os dados publicados pelo Eurostat.
Entre os Estados-membros da UE, a Suécia tinha a percentagem mais elevada de pessoas a trabalhar no domínio do desporto (1,4% do emprego total), seguida da Finlândia e Dinamarca (ambas com 1,2%), e de Espanha e França (ambas com 1,1%).
Em contrapartida, as percentagens mais baixas de pessoas empregadas no setor do desporto registaram-se na Roménia (0,2% do emprego total), na Bulgária (0,3%), na Polónia e Eslováquia (ambas com 0,4%), e na Croácia e Lituânia (ambas com 0,5%).
A maioria das pessoas da UE que trabalham no setor do desporto são homens (55%) e encontram-se na faixa etária dos 30 aos 64 anos (62%). No que toca ao nível de escolaridade, 46% tem um nível médio, seguindo-se um nível alto (40%) e um nível baixo (14%).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cerca de 1% dos portugueses trabalham no setor do desporto
{{ noCommentsLabel }}