Chinês C919 começa a voar esta semana

O primeiro avião de passageiros chinês enfrenta a derradeira prova esta sexta-feira: o voo inaugural. O C919 vai concorrer diretamente com o Boeing 737 e o Airbus A320.

O C919 tem o voo inaugural agendado para esta sexta-feia, 5 de maio.Comac/DR

O primeiro avião de passageiros de tamanho médio fabricado na China começa a voar já esta sexta-feira. O C919, desenvolvido pela empresa chinesa Comac, tem a descolagem inaugural agendada para 5 de maio. De acordo com o jornal espanhol El Economista, tem potencial para se intrometer num mercado amplamente liderado por duas grandes empresas: a norte-americana Boeing e a francesa Airbus.

Esta aeronave pode transportar entre 158 e 174 passageiros e tem autonomia até 5.555 quilómetros. Vai competir mais diretamente com os muito comuns Boeing 737 e Airbus A320 e concluiu recentemente a quarta ronda de testes. O próximo passo é o voo desta sexta-feira, indica o jornal, que será operado pela companhia aérea chinesa China Eastern.

O El Economista recorda também que os prazos de fabrico desta aeronave têm vindo a ser adiados consecutivamente, com o primeiro voo inicialmente para uma data ainda em 2016. Mas desde 2015, altura em que foi apresentado o primeiro protótipo, que os prazos têm sido sucessivamente ultrapassados pela Comac, alegadamente por atrasos no fabrico.

O primeiro voo do C919 surge poucas semanas depois de a China apresentar o primeiro porta-aviões construído inteiramente no país. O Shandong foi apresentado ao público no final de abril, embora só fique inteiramente operacional daqui a três anos. Ainda assim, é um marco importante para a China, tornando-a no no sétimo país a consegui fabricar um porta-aviões internamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chinês C919 começa a voar esta semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião