Países Bálticos sincronizam rede elétrica com rede europeia em 2025
Em fevereiro de 2025, as redes elétricas da Estónia, Letónia e Lituânia estarão sincronizadas com a rede da Europa Continental (CEN). Projeto de Interesse Comum teve financiamento de 1,2 mil milhões.
A Estónia, Letónia e Lituânia acordaram com a Comissão Europeia a sincronização das suas redes elétricas nacionais com a rede continental europeia, no início de 2025. A decisão foi anunciada esta quinta-feira pelo executivo comunitário, na sequência de um acordo assinado entre as partes e que resulta, também, numa desconexão oficial destes países com as redes da Rússia e da Bielorussia.
De acordo com o comunicado, a sincronização das redes dos países bálticos com a rede da Europa Continental (CEN) estava inicialmente prevista para entrar em vigor no final de 2025, mas foi antecipada para fevereiro do mesmo ano por ser considerado um Projeto de Interesse Comum. A nota informa que a ligação entre as redes resultou de um apoio financeiro de 1,2 mil milhões de euros.
A Comissária europeia da Energia, Kadri Simson, considera que a sincronização entre as redes permitirá reforçar a “segurança energética” do bloco europeu, além de facilitar a integração de energias renováveis na rede destes três países, em linha com os objetivos de transição energética.
“O projeto não só trará segurança energética à região e completará a integração na UE dos três Estados Bálticos, como também apoiará a aplicação do Pacto Ecológico, garantindo energia segura, acessível e sustentável para a região oriental do Mar Báltico e para a União no seu conjunto”, cita a nota as declarações da comissária.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Países Bálticos sincronizam rede elétrica com rede europeia em 2025
{{ noCommentsLabel }}