Municípios agravam IMI a 32 mil prédios devolutos e degradados
Este ano, houve cerca de 32 mil prédios devolutos e degradados que foram obrigados a pagar mais IMI, de acordo com os dados Autoridade Tributária e Aduaneira.
Este ano, houve quase 11 mil prédios que foram obrigados a pagar mais IMI por se encontrarem devolutos há mais de um ano, o que representa mais 454 face ao ano anterior. Outros 4.104 que também viram a fatura fiscal agravada por se encontrarem em ruínas. A estes somam, ainda, 17.079 imóveis degradados. No total, há cerca de 32 mil imóveis urbanos com imposto agravado, segundo os dados da Autoridade Tributária disponibilizados ao Jornal de Negócios (acesso pago).
No ano passado, houve 36 câmaras municipais que decidiram penalizar os prédios devolutos, isto é, mais 11 face a 2021, tendo 46 autarquias aplicado mais imposto aos imóveis em ruínas, isto é, mais seis do que em 2021, contabiliza fonte oficial.
De acordo com o mesmo jornal, este ano a coleta de IMI ascende a 1.567 milhões de euros, o que representa mais 55,5 milhões do que no ano passado e uma diferença de 3,7%. Trata-se do segundo ano consecutivo em que o valor pago pelos proprietários aumenta. No total, a AT contabilizou um universo de 19,8 milhões de prédios, entre rústicos e urbanos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Municípios agravam IMI a 32 mil prédios devolutos e degradados
{{ noCommentsLabel }}