Central do Alto Tâmega em funcionamento em março de 2024

Após o enchimento da albufeira durante este inverno, a primeira sincronização de um grupo à rede está prevista para janeiro de 2024 e a central entrará em funcionamento comercial em março de 2024.

O Aproveitamento Hidroelétrico do Alto Tâmega vai ter a última “peça” a funcionar e a injetar energia na rede em março de 2024, anunciou esta quarta-feira a Iberdrola.

Os trabalhos de construção estão praticamente concluídos“, informa a empresa em comunicado, indicando que as últimas montagens estarão terminadas até ao final de 2023.

O Alto Tâmega, com 160 MW, é a última das três centrais que compõem o complexo do Tâmega. As unidades de Gouvães, uma central de armazenamento por bombagem de 880 MW, e de Daivões, com 118 MW, estão em funcionamento comercial desde 2022.

A albufeira do Alto Tâmega, que terá uma área de 468 hectares vai iniciar agora o respetivo enchimento, fornecendo a água necessária para a produção de eletricidade renovável na central da barragem do Alto Tâmega. Após o enchimento da albufeira durante este inverno, a primeira sincronização de um grupo à rede está prevista para janeiro de 2024 e a central entrará em funcionamento comercial em março de 2024.

O Complexo Hidroelétrico do Tâmega é um dos maiores projetos energéticos já construídos em Portugal, envolvendo um investimento total de mais de 1,5 mil milhões de euros e uma potência instalada de 1.158 MW.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Central do Alto Tâmega em funcionamento em março de 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião