Indústria portuguesa de metalurgia e metalomecânica teve o “melhor semestre de sempre” nas exportações

Metalurgia e metalomecânica fecham primeira metade do ano com vendas de 12.865 milhões no estrangeiro. Apesar do registo histórico, “algumas empresas começam já a sentir abrandamento na procura".

Com o mês de junho a entrar diretamente para o quarto lugar do ranking mensal das exportações, com um crescimento homólogo de 2,2%, a indústria portuguesa de metalurgia e metalomecânica alcançou o “melhor semestre de sempre” nas vendas ao exterior, com um total de 12.865 milhões de euros, 11,6% acima do registo no mesmo período do ano passado.

De acordo com a associação do setor (AIMMAP), quatro dos seis primeiros meses deste ano figuram agora na lista dos mais positivos para esta indústria. Em junho, as exportações para a União Europeia valeram 74% do valor total, perdendo quota para os mercados extracomunitários. Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Marrocos, Japão e Austrália foram os que mais compraram às empresas portuguesas no final da primeira metade do ano.

Apesar destes resultados, Rafael Campos Pereira, vice-presidente executivo da AIMMAP, alerta que “a conjuntura exige preocupação até porque algumas empresas começam já a sentir abrandamento na procura, e a subida das taxas de juro para controlar a inflação não ajuda”.

Em comunicado, o porta-voz da marca Metal Portugal, que é também vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, aponta como “imperativo que o Governo repense a sua estratégia fiscal, que está a captar muitos milhões de recursos às empresas e aos trabalhadores prejudicando a competitividade da economia portuguesa”. “O futuro é incerto e é fundamental que as empresas concretizem investimentos fundamentais para enfrentar o futuro com maior robustez”, completa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria portuguesa de metalurgia e metalomecânica teve o “melhor semestre de sempre” nas exportações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião