Construção da linha Rubi do metro do Porto recebeu apenas duas propostas

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Agosto 2023

Consórcio da Alberto Couto Alves, FCC e Contratas y Ventas e agrupamento formado pela Casais, Conduril, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Somafel são as únicas propostas ao maior projeto do PRR.

Apenas dois consórcios apresentaram propostas ao concurso para a construção da linha Rubi do Metro do Porto, um formado pela Alberto Couto Alves, FCC e Contratas y Ventas, e o outro pela Casais, Conduril, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Somafel, informou a empresa de transportes esta sexta-feira.

Em comunicado, a Metro do Porto refere que o júri do concurso vai agora iniciar o trabalho de análise das duas propostas, de forma a poder apresentar ao conselho de administração da empresa “o respetivo relatório de avaliação e uma proposta de adjudicação da obra”.

A Metro do Porto tenciona arrancar com os trabalhos de construção da nova linha, entre a Casa da Música e Santo Ovídio, “ainda em 2023”, de modo a que “entre em funcionamento em 2026”, adianta.

O concurso para a linha Rubi, cujo prazo para submissão de propostas terminou no dia 17 de julho, inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro – com o nome de “Ferreirinha” –, que será a travessia em betão com o vão mais comprido da Europa, num total de 430 metros.

Com um preço base na ordem dos 370 milhões de euros, a linha Rubi é o maior projeto colocado a concurso, em valor, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O valor global do investimento – que será totalmente financiado a fundo perdido pelo PRR – situa-se nos 435 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 17h39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construção da linha Rubi do metro do Porto recebeu apenas duas propostas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião