IRS Jovem beneficia quase 73,5 mil contribuintes, mais do dobro que no ano anterior

O ministério das Finanças revela que o IRS Jovem beneficiou mais do dobro dos contribuintes do ano anterior e que abrangeu mais de 1,1 mil milhões de rendimentos.

Terminada a campanha de IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2022, o ministério das Finanças revela, este sábado, que o IRS Jovem beneficiou o dobro dos contribuintes face ao ano passado.

Este foi o terceiro ano de aplicação do benefício IRS Jovem, “que pretende incentivar a qualificação dos mais jovens e apoiar a sua integração na vida adulta e no mercado de trabalho após a conclusão dos seus estudos, assim como a sua permanência em Portugal”, refere o ministério das Finanças em comunicado, notando que o benefício fiscal médio por beneficiário do IRS Jovem foi cerca de 425 euros por ano desde 2020.

Segundo dados do ministério das Finanças, foram 73.684 os jovens que beneficiaram do IRS Jovem este ano (referente ao IRS 2022), “num valor total de rendimentos do trabalho dependente abrangido de cerca de 1.060 milhões de euros” e a 103 milhões de euros no que respeita a rendimentos empresariais e profissionais (“recibos verdes”), refere o ministério das Finanças em comunicado.

O ministério liderado por Fernando Medina revela ainda que a despesa fiscal associada ao IRS Jovem da campanha de IRS de 2022, cuja fase de entrega declarativa terminou a 30 de junho, é de cerca de 31 milhões de euros, beneficiou sobretudo jovens licenciados e com mestrados: 51% dos beneficiários do IRS Jovem têm uma licenciatura e 27% é titular de um mestrado.

De acordo com medidas introduzidas com a Lei do Orçamento de Estado para 2022, o IRS Jovem foi alargado a contribuintes jovens que auferem rendimentos profissionais e empresariais (“recibos verdes”), quando antes apenas se aplicava a rendimentos de trabalho dependente).

Além disso, foi também aumentada a aplicação temporal desta medida, de três para cinco anos, garantindo uma isenção de até 30% dos rendimentos nos primeiros dois anos de trabalho. “Tendo em conta as alterações introduzidas, o número de beneficiários do IRS Jovem cresceu cerca de 98,1% de 2021 para 2022”, refere o ministério das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRS Jovem beneficia quase 73,5 mil contribuintes, mais do dobro que no ano anterior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião