Autarcas desconhecem plano do Governo para a CGD

  • ECO
  • 4 Maio 2017

O encerramento de balcões da Caixa está a deixar os autarcas contra o Governo. O Governo diz que falou com as freguesias para minimizar o efeito, autarcas garantem que não foram contactados.

Os autarcas desconhecem o plano alternativo avançado pelo Governo no parlamento de que existe acordo com as freguesias para que estas cedam instalações para prestar serviços bancários feitos até agora nas agências da CGD. O Diário de Notícias contactou dez presidentes de Junta que viram os balcões do banco público fechar nos últimos dias e todos negaram ter sido contactados.

Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças afirmou a semana passada no parlamento que “existem freguesias onde já houve acordo entre as freguesias e a própria Caixa para que nas instalações dessas freguesias sejam prestados os serviços” bancários.

Contactado pelo DN, o Ministério das Finanças não forneceu a lista de freguesias e remeteu a resposta para a CGD. Já o banco liderado por Paulo Macedo remeteu o esclarecimento para momento oportuno.

O plano da CGD contempla 61 agências, mas algumas estão em grandes centros urbanos.

Os autarcas dizem que ninguém falou com eles e contestam inclusive as afirmações do ministro das Finanças, Mário Centeno, que também no Parlamento garantiu que “existe um contacto muito próximo da administração da Caixa com os municípios e esperaria que dessa interação pudessem sair decisões que permitam que a missão pública da Caixa se possa fazer sentir”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarcas desconhecem plano do Governo para a CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião