Hoje nas notícias: sondagens, Defesa e impostos

  • ECO
  • 17 Agosto 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Maioria dos portugueses pede que António Costa remodele o Executivo. Três diretores da Defesa arguidos no processo “Operação Perfeita” acusados de receber luvas de 800 mil euros. Saídas de funcionários públicas por aposentação disparam para níveis dos anos da troika. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Mais de 70% dos portugueses querem remodelação do Governo

Uma sondagem realizada pela Intercampus para o Correio da Manhã, Jornal de Negócios e CMTV revela que mais de 70% dos portugueses defendem uma remodelação governamental, depois de, em pouco mais de um ano, mais de uma dezena de responsáveis terem deixado o Executivo de António Costa. Em destaque está o ministro das Infraestruturas, João Galamba, com 80% dos inquiridos a pedirem a sua saída. Seguem-se Fernando Medina (64%) e João Costa (62%) na lista dos ministros remodeláveis.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Diretores da Defesa corrompidos com luvas de 800 mil euros

Os três principais arguidos no âmbito da operação “Tempestade Perfeita” estão a ser acusados, pelo Ministério Público, de receber contrapartidas que ascendem aos 800 mil euros, em troca de adjudicações a empresários amigos. Por exemplo, Alberto Coelho, que liderava a Direção-Geral dos Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), é acusado de ter sido corrompido com um Audi Q3, um Fiat, mobiliário de jardim e remodelações na sua casa particular, para adjudicar contratos públicos de milhões de euros a um pequeno grupo de empresários amigos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Teixeira dos Santos vê “corrida” fiscal entre PS e PSD para baixar impostos

Teixeira dos Santos considera que está em curso uma “corrida” entre o PS e o PSD para ver quem é que “dá mais na descida dos impostos”, vendo de forma positiva a “convergência de intenções” dos dois partidos nesta matéria. “Gostaria que houvesse entendimento para dar estabilidade”, defende o antigo ministro das Finanças do Governo de José Sócrates, em declarações ao Público, apontando como exemplo as propostas que visam baixar impostos à classe média e aos jovens. A confirmarem-se as mudanças, Teixeira dos Santos pede que estas sejam “estruturais”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Aposentações no Estado em níveis da era troika

O número de saídas do Estado por aposentação tem vindo a crescer desde 2019. A Direção-Geral da Administração e do Emprego Públicos (DGAEP) antecipa a reforma de cerca de 15 mil funcionários públicos este ano, sendo que, só no primeiro semestre, aposentaram-se 7.428 trabalhadores. Para encontrar números tão elevados como os previstos para este ano, é preciso recuar aos anos do resgate financeiro, nomeadamente 2013 e 2014, quando se aposentaram 15.676 e 14.910 funcionários, respetivamente.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Antigo BES Angola precisa de injeção de 300 milhões

O Banco Económico, antigo Banco Espírito Santo Angola (BESA), necessita de uma injeção de capital no valor de 300 milhões de dólares (274 milhões de euros) para superar as dificuldades em que se encontra, segundo revela a instituição num documento financeiro a que o Jornal de Negócios teve acesso. Esta situação poderá ter impacto em Portugal, visto que irá dificultar as hipóteses do Fundo de Resolução recuperar 100 milhões de euros do Banco Económico, relativos a um empréstimo em que o Novobanco reconheceu um perdão de cerca de 200 milhões.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: sondagens, Defesa e impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião