Timmermans sai da Comissão Europeia para candidatar-se a líder dos Países Baixos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 22 Agosto 2023

O comissário europeu responsável pelo Pacto Ecológico Europeu vai abandonar Bruxelas após ter sido escolhido para liderar a aliança social-democrata/verde nas eleições nos Países Baixos.

Frans Timmermans demitiu-se de vice-presidente da Comissão Europeia,com a pasta do Clima, depois de confirmado como cabeça de lista do bloco social-democrata e verde para as eleições legislativas nos Países Baixos, antecipadas para novembro.

A confirmação surge num comunicado do partido ecologista GroenLinks, em que se pode ler que “Frans Timmermans foi escolhido como cabeça da lista GroenLinks-PvdA para as eleições legislativas de 22 de novembro de 2023”.

Dos mais de 37.700 membros votantes, 91,8% escolheram o neerlandês que foi o principal arquiteto do Pacto Ecológico Europeu, precisou o GroenLinks. A votação – que teve início em 14 de agosto e terminou esta terça-feira – era, contudo, uma formalidade, dado que não havia qualquer outro candidato à liderança da lista.

Na sequência da formalização da escolha, Timmermans apresentou a demissão de membro da Comissão Europeia, numa altura em que faltam cerca de 10 meses para as eleições europeias. Segundo um comunicado do Executivo comunitário publicado esta tarde, Ursula von der Leyen aceitou a demissão “com efeitos imediatos”. O jornal digital Politico dava conta, esta terça-feira, da saída do comissário europeu do cargo em Bruxelas.

De acordo com as regras, o responsável europeu tinha a opção de tirar uma licença até depois das europeias de 2024, sendo as suas funções redistribuídas por outros membros do seu gabinete ou da Comissão. Mas Timmermans optou por se demitir, o que significa que a Comissão teve de encontrar um substituto formal.

O escolhido foi Maroš Šefčovič, outro vice-presidente do Executivo comunitário, até aqui com a pasta das relações interinstitucionais. Agora, o eslovaco passa a ocupar o cargo de vice-presidente executivo com a pasta do Pacto Ecológico Europeu e fica “temporariamente” responsável com as políticas do clima até ser apontado um novo comissário dos Países Baixos.

(Notícia atualizada às 17h39 com a oficialização da demissão de Frans Timmermans e a escolha do seu substituto)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Timmermans sai da Comissão Europeia para candidatar-se a líder dos Países Baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião