Países Baixos escolhem chefe da diplomacia para substituir Timmermans em Bruxelas
O primeiro-ministro neerlandês, Mark Rutte, confirmou que o seu Governo escolheu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wopke Hoekstra, como candidato a próximo comissário europeu do país.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Wopke Hoekstra, foi nomeado esta sexta-feira pelo Governo neerlandês para o cargo de comissário europeu, na sequência da saída de Frans Timmermans, que se demitiu esta semana para liderar uma coligação de centro-esquerda candidata às eleições legislativas dos Países Baixos.
“Penso que temos um bom candidato em (Wopke) Hoekstra“, afirmou o ainda primeiro-ministro do país, Mark Rutte, na sua conferência de imprensa semanal, depois de ter consultado “amplamente todas as fações do Governo e a presidente da Comissão Europeia”.
Com 47 anos, Wopke Hoekstra é um político do partido de centro-direita Apelo Democrata Cristão (CDA, na sigla neerlandesa). Era ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro ministro do quarto Executivo de Mark Rutte desde janeiro de 2022 e entre 2017 e 2021 tutelou a pasta das Finanças no terceiro Governo de Rutte. Antes de entrar na política, foi funcionário da Shell e sócio da consultora McKinsey.
Hoekstra é um “velho conhecido” em Bruxelas, pois, na altura em que era ministro das Finanças, opôs-se à chamada “bazuca europeia”. Em 2020, vários líderes da União Europeia, desde o Presidente francês, Emmanuel Macron, ao então primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, avisaram que a oposição de Hoekstra poderia desfazer o bloco tal como o conhecemos.
Na próxima terça-feira, dia 29 de agosto, Hoekstra vai encontrar-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir a possibilidade de assumir o cargo de Timmermans como comissário para o clima, segundo avança a imprensa neerlandesa. O Parlamento Europeu terá ainda de confirmar a escolha.
O Executivo comunitário anunciou na terça-feira a saída de Frans Timmermans. Aquele que foi o principal responsável pelo Pacto Ecológico Europeu vai regressar a Haia, depois de ter sido escolhido para liderar um bloco de centro-esquerda para disputar as legislativas agendadas para 22 de novembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Países Baixos escolhem chefe da diplomacia para substituir Timmermans em Bruxelas
{{ noCommentsLabel }}