Reclamações na energia baixam 25% no segundo trimestre

  • Lusa
  • 28 Agosto 2023

As reclamações no setor da energia totalizaram 5.179 no segundo trimestre, o que representa uma redução de 25% face ao trimestre anterior

As reclamações no setor da energia totalizaram 5.179 no segundo trimestre, o que representa uma redução de 25% face ao trimestre anterior, segundo dados do regulador.

De acordo com o Boletim do Apoio ao Consumidor de Energia relativo ao segundo trimestre deste ano, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta segunda-feira, nos últimos quatro trimestres, as reclamações apresentadas através dos livros de reclamações (físico e eletrónico) incidiram principalmente sobre o setor elétrico (72,1%), seguindo-se as relativas ao fornecimento dual (eletricidade e gás natural), com 16,5%.

No entanto, o número de reclamações por cada mil clientes é superior no setor do gás natural. A faturação, a medição e leitura dos contadores e o contrato de fornecimento representaram 48,3% das reclamações apresentadas pelos consumidores nos livros de reclamações, no trimestre em análise.

Entre abril e junho assistiu-se também a uma redução nos pedidos de intervenção da ERSE sobre casos concretos (-23%), com o setor elétrico a representar o maior número de intervenções solicitadas à ERSE (79,8% do total).

A faturação mantém-se como o tema predominante, também neste tipo de intervenções.

Em 39% dos casos em que a ERSE foi solicitada a intervir, as pretensões dos consumidores foram total ou parcialmente satisfeitas e, em 22%, foi prestada a informação necessária ao esclarecimento do consumidor, apontou o regulador.

No segundo trimestre, a ERSE registou a entrada de um total de 969 pedidos de informação, uma redução de 27% face aos três meses anteriores.

A eletricidade foi o setor com maior número absoluto de solicitações por parte dos consumidores (62,9%), seguido do gás natural (12,8%), “naturalmente explicado pelo facto de o número de clientes na eletricidade ser superior”.

“Calculando o número de pedidos de informação por cada mil clientes, verifica-se que o setor do gás natural foi o que apresentou um valor superior”, realçou o regulador.

A faturação, o contrato de fornecimento e as tarifas e preços foram os temas que, em conjunto, representaram 40% dos pedidos de informação dirigidos ao regulador entre abril e junho.

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