Lucro de 2,2 milhões da SATA no segundo trimestre não impede prejuízo no semestre
A SATA International terminou o primeiro semestre com prejuízos de 20,5 milhões de euros, uma redução de 57% face ao mesmo período do ano passado. EBITDA foi positivo em 3,6 milhões.
A SATA International, que opera a Azores Airlines, conseguiu um lucro de 2,2 milhões de euros no segundo trimestre, uma forte melhoria face aos prejuízos de 26 milhões no período homólogo. Este desempenho foi, no entanto, insuficiente para que o conjunto do semestre também tivesse sinal mais.
A transportadora açoriana fechou o exercício até junho com um prejuízo de 20,5 milhões de euros, ainda assim melhor em 27 milhões (57%) do que o obtido durante os primeiros seis meses de 2022.
O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) foi de 2,8 milhões de euros, beneficiando com os 11,6 milhões conseguidos entre abril e junho. Há um ano tinha sido negativo em 14,9 milhões.
“No total do segundo semestre de 2023 foram transportados 604 mil passageiros, mais 48% quando comparado com o primeiro semestre, tendo sido atingida uma taxa de ocupação de 80%”, informa o grupo SATA em comunicado. A receita aumentou 40,6% para 111 milhões de euros.
A Azores Airlines está na fase final da privatização. O Atlantic Consortium e o consórcio Newtour/MS já apresentaram ofertas revistas e é esperado que o júri do concurso anuncie o vencedor até ao final de junho.
Já a SATA Air Açores, que faz o transporte aéreo entre ilhas, fechou o segundo trimestre com um prejuízo de 4,3 milhões, elevando para 11,4 milhões as perdas até junho. No período homólogo, o resultado tinha sido positivo em 1,6 milhões. A operadora transportou 404 mil passageiros, mais 22% que no período homólogo, atingindo uma taxa de ocupação de 71%.
As receitas da transportadora regional aumentaram 3,8 milhões de euros no primeiro semestre, para os 45,3 milhões. “O aumento de capacidade com a sétima aeronave foi uma das condicionantes para que no primeiro semestre 2023 o EBITDA fosse negativo em cerca de 55 mil euros, impactado negativamente pelo resultado do primeiro trimestre”, informa a SATA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro de 2,2 milhões da SATA no segundo trimestre não impede prejuízo no semestre
{{ noCommentsLabel }}