Carris Metropolitana com 80 autocarros elétricos na margem norte do Tejo
A Carris Metropolitana vai ter 80 autocarros elétricos a circular na margem norte do Tejo entre setembro e outubro, anunciou a empresa TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, em comunicado.
A Carris Metropolitana vai ter 80 autocarros elétricos a circular na margem norte do Tejo entre setembro e outubro, anunciou esta quinta-feira a empresa TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, em comunicado.
“A assegurar a circulação em Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira e Mafra, a Rodoviária de Lisboa terá um total de 40 autocarros elétricos. Desses, 25 deverão entrar ao serviço já no mês de setembro”, indicou a empresa.
Segundo a TML, também está previsto que outros 40 autocarros elétricos circulem na chamada área 1 da Carris Metropolitana, e que abrange os municípios da Amadora, Sintra, Oeiras, Cascais e Lisboa, tendo os primeiros começado a trabalhar na terça-feira.
No comunicado, a empresa referiu ainda que o prestador de serviço da área 4 — que abrange Setúbal, Palmela, Moita, Montijo, Alcochete e Barreiro — tem 23 viaturas elétricas a circular desde o arranque da Carris Metropolitana, em junho de 2022 e que outros 44 autocarros não poluentes vão integrar a frota daquele operador.
“Também fazem parte da frota dos operadores da margem sul os veículos movidos a gás e a gasóleo. Existem, atualmente, 55 veículos a gás em circulação na margem sul, dos quais 38 pertencem à frota da área 4, enquanto os restantes servem os municípios da área 3″ – Almada, Seixal e Sesimbra, especifica a TML.
De acordo com a empresa, os autocarros elétricos têm uma lotação de 93 lugares e autonomia para circular até 370 quilómetros, “revelando-se uma opção mais sustentável e menos poluente no contexto da mobilidade urbana promovida pela Carris Metropolitana e seus prestadores de serviço”.
A Transportes Metropolitanos de Lisboa indica ainda no comunicado que os contratos Carris Metropolitana definem que a frota afeta à operação rodoviária deve integrar, pelo menos, 5% de veículos não poluentes e energeticamente eficientes, conforme definido em diretivas europeias.
A operação da Carris Metropolitana, que pretende uniformizar os transportes rodoviários de passageiros em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML), foi dividida em quatro zonas, duas envolvendo municípios da margem norte e outras duas na margem sul do Tejo.
A Área Metropolitana de Lisboa é composta por 18 municípios, sendo que três mantêm as transportadoras internas: os Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), no concelho do Barreiro (TCB), a Mobi Cascais, em Cascais, e a Carris, em Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carris Metropolitana com 80 autocarros elétricos na margem norte do Tejo
{{ noCommentsLabel }}