Irmãos Cavaco: credores aprovam recuperação da construtora
Com uma dívida de 81,6 milhões, construtora viu plano de recuperação aprovado. Maiores credores são o Novo Banco, BCP e Santander. Estes dois juntamente com as Finanças terão votado contra.
O plano de recuperação da construtora Irmãos Cavaco, que prevê o pagamento de todas as dívidas no prazo de 15 anos, foi aprovado por 70,5% dos credores, disse hoje o administrador judicial da empresa, Francisco Duarte.
O documento apresentado pela administração da empresa de Santa Maria da Feira já tinha obtido os votos favoráveis de 56,1% dos credores presentes na assembleia, que decorreu no passado dia 19 de abril.
A estes juntam-se agora os votos favoráveis de quatro dos seis credores que tinham manifestado intenção de votar por escrito, nomeadamente a Caixa Geral de Depósitos, BIC, Segurança Social e Parvalorem, segundo Francisco Duarte.
De acordo com o mesmo responsável, 70,5% dos credores votaram a favor do plano, que obteve assim os dois terços necessários para ser aprovado.
Entre os credores que votaram contra estão o BCP e o Santander Totta – dois dos principais credores – e as Finanças.
O plano agora aprovado prevê o pagamento das dívidas aos credores comuns, nomeadamente bancos, fornecedores e prestadores de serviços em 15 anos, com um período de carência de quatro anos, enquanto os créditos laborais serão pagos em 138 prestações mensais.
A administração da construtora sustentava que a aprovação do plano era “claramente mais vantajosa”, considerando que num cenário de liquidação e venda dos ativos, os credores comuns receberiam “uma percentagem reduzida, senão mesmo nula, dos seus créditos”.
Fundada há 40 anos, a empresa que se especializou em obras hidráulicas, foi oficialmente declarada insolvente em agosto de 2016, depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter revogado o segundo Processo Especial de Revitalização, que estava em curso desde 2015.
Nos últimos anos, a empresa levou a cabo um despedimento coletivo com vista a ajustar o número de trabalhadores à sua nova realidade
De acordo com a lista de credores reconhecidos elaborada pelo administrador judicial, a Irmãos Cavaco tem dívidas de 81,6 milhões de euros distribuídas por cerca de 800 credores.
A banca detém quase metade da dívida. O maior credor é o Novo Banco, que reclama uma dívida de 19,6 milhões de euros. Seguem-se o BCP (7,1 milhões de euros), o Santander Totta (7,1 milhões de euros) e a Caixa Geral de Depósitos (3,3 milhões de euros).
A empresa deve ainda 1,9 milhões de euros à Segurança Social e 766 mil euros ao Estado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Irmãos Cavaco: credores aprovam recuperação da construtora
{{ noCommentsLabel }}