Construção cimenta aceleração do investimento

O setor da construção mostra sinais de recuperação no início deste ano: existe mais confiança nas obras públicas, mais produção e maior investimento.

Desde maio de 2002 que o índice de produção da construção em Portugal não alcançava uma variação homóloga positiva. Em fevereiro, a construção acelerou para uma taxa positiva de 2%. Este comportamento levou também a uma aceleração do indicador de investimento (Formação Bruta de Capital Fixo), a par do material de transporte. Apesar disso, o indicador de atividade económica diminuiu em fevereiro, “interrompendo o movimento ascendente observado desde agosto”, explica o Instituto Nacional de Estatística na Síntese Económica de Conjuntura de março, divulgada esta quinta-feira.

“O índice de produção da construção acelerou em fevereiro para uma taxa de variação homóloga de 2,0%, após ter registado em janeiro a primeira taxa de variação homóloga positiva desde maio de 2002 (0,8%)”, explica o INE, referindo ainda que “o indicador de confiança da construção e obras públicas aumentou nos últimos três meses, retomando a trajetória crescente verificada desde dezembro de 2012 e atingindo o valor máximo desde julho de 2008“. Ou seja, no setor da construção os dados indicam uma recuperação clara no início de 2017.

Indicador de confiança e de produção na construção.INE

A construção e o material de transporte acabaram por levar a uma aceleração no investimento. Apesar de o indicador de atividade económica ter sido afetado por uma desaceleração na indústria e nos serviços, o INE nota que o “índice de produção da construção acelerou”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construção cimenta aceleração do investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião