Bright Pixel lidera ronda de 18 milhões de euros na Harmonya para transformar retalho

Plataforma investida pelo braço de investimento em capital de risco da Sonae usa a IA para permitir aos retalhistas criar ofertas personalizadas para consumidores.

A Bright Pixel liderou uma ronda de investimento de mais de 20 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros) na Harmonya, plataforma que usa a IA para ajudar os retalhistas a afinar a sua oferta. O braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae já conta com cerca de 50 participações diretas em empresas.

“Estamos muito entusiasmados por liderar a Série A da Harmonya e apoiar o seu crescimento. Os setores de bens de consumo e retalho são vastos e estão em constante mudança, apresentando inúmeras oportunidades de inovação – especialmente na área de dados de produto, em que as abordagens e tecnologias atuais não correspondem às necessidades das organizações modernas orientadas para dados. A plataforma inovadora da Harmonya posiciona a empresa como um player essencial para desbloquear o potencial inexplorado nestas indústrias, aproximando-as da forma como os consumidores percecionam e experienciam os produtos”, justifica Francisco Nunes, da Bright Pixel, citado em comunicado.

O investimento – que contou ainda com a participação do investidor existente israelita Team8, bem como da Arc Investors, J Ventures, Silicon Road Ventures, Allen & Company, LiveRamp e Susa Ventures – eleva para cerca de 25 milhões de dólares (23 milhões de euros) o financiamento total da empresa, fundada em 2021, com base em Nova Iorque e Tel Aviv.

A companhia – que tem como clientes “quatro dos dez principais vendedores globais de bens de consumo”, assim como “alguns dos maiores retalhistas dos Estados Unidos da América”, segundo informa a Bright Pixel – usa IA generativa e grandes modelos de linguagem (LLM), para processar dados, como títulos, descrições, ingredientes e avaliações de consumidores, permitindo às empresas “executar ações alinhadas com as preferências dos consumidores”, como, por exemplo, “definir ofertas personalizadas e fazer emergir atributos dinâmicos e representativos das características do produto, tais como quando o consumo do produto é associado a um momento específico ou a um tipo de dieta“.

A plataforma permite ainda “identificar as características associadas ao crescimento de uma categoria de produto, otimizar o catálogo oferecido por retalhistas e CPGs, categorizar produtos automaticamente e orientar a inovação e desenvolvimento de novos produtos.”

“Quando surge uma nova tendência de consumo, por exemplo em temas como a sustentabilidade ou o bem-estar, os retalhistas e CPGs precisam de rever todos os seus produtos e adicionar atributos a cada um de forma manual”, explica Cem Kent, CEO e cofundador da Harmonya, citado em comunicado. “Isto limita a sua capacidade de identificar e responder rapidamente às preferências emergentes dos consumidores, obter previsões fiáveis da procura e criar experiências de compra personalizadas”, acrescenta.

 

“O conhecimento profundo da Bright Pixel Capital sobre tecnologia de retalho e bens de consumo valida ainda mais o potencial transformador da plataforma da Harmonya”, diz Cem Kent. “Este investimento vai ajudar-nos a promover a nossa missão de preencher a lacuna entre os dados antiquados de produtos, que carecem de poder descritivo e de diagnóstico, limitando o que as organizações podem fazer, e a necessidade moderna de uma linguagem de produto dinâmica para impulsionar análises e tomadas de decisões mais impactantes”, refere ainda.

Antiga Sonae IM, a Bright Pixel já conta com cerca de 50 investimentos diretos em empresas à escala global, desde as fases iniciais às de crescimento, e em áreas estratégicas de negócio como a cibersegurança, infrastructure software e tecnologia aplicada ao retalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bright Pixel lidera ronda de 18 milhões de euros na Harmonya para transformar retalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião