Fundo LAND assina protocolo com Governo para regenerar a floresta
Nos próximos cinco anos, o LAND quer investir 500 milhões de euros para realizar intervenções num total de áreas até 200 mil hectares por todo o país.
O Fundo LAND – Life and Nature Development, assinou um protocolo de cooperação com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática com o objetivo de regenerar a floresta portuguesa.
O protocolo terá “foco na mitigação e adaptação às alterações climáticas, na correta e responsável gestão da floresta e áreas agroflorestais, e na proteção, fomento e conservação da biodiversidade, promovendo a eficiência hídrica, a resiliência da floresta e a prevenção de incêndios rurais”, lê-se no comunicado enviado pelo fundo às redações.
O protocolo entre o Fundo LAND e o ministério do Ambiente “permite operacionalizar um conjunto de benefícios gerados pelo LAND e que vão ao encontro de objetivos de política pública“, assim como “canalizar investimento privado para uma intervenção positiva no território”, nomeadamente promovendo a “previsibilidade e confiança num mercado voluntário de carbono nacional“, indica João Lopes Raimundo, um dos fundadores do LAND.
O Fundo LAND – Life And Nature Development é um instrumento financeiro que tem a ambição de ser o projeto de referência em Portugal em matéria de regeneração da floresta autóctone e dos ecossistemas.
Nos próximos cinco anos, quer investir 500 milhões de euros para realizar intervenções num total de áreas até 200 mil hectares por todo o país, com mais incidência nas zonas desertificadas. Este instrumento é referido como o primeiro fundo de investimento imobiliário português visando a sustentabilidade, com autorização da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), obtida em fevereiro, e aponta para um retorno de 10% ao longo da sua vida, de 15 anos, renovável por períodos de cinco anos.
“Estamos a captar investimento e, até final do ano, pretendemos conseguir angariar o montante adequado para começar a comprar terrenos“, resumiu João Raimundo, em declarações à Lusa, quando questionado acerca do ponto em que está o projeto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundo LAND assina protocolo com Governo para regenerar a floresta
{{ noCommentsLabel }}