Savannah Resources, responsável pela exploração da mina do Barroso, escolhe primeiro CEO português
Emanuel Proença vai liderar a Savannah Resources, empresa que está a desenvolver o projeto de lítio do Barroso, em Portugal. É o primeiro CEO português da empresa britânica.
A promotora do projeto de exploração de lítio da mina do Barroso elegeu, pela primeira vez, um CEO português. Emanuel Proença assume o cargo em substituição de Dale Ferguson, o atual CEO interino da empresa, que regressará à sua anterior função de diretor técnico da Savannah.
“Estou entusiasmado por me juntar à Savannah como CEO, para ajudar a empresa a atingir o seu objetivo de se tornar um produtor responsável de lítio em Portugal e um elemento fundamental da cadeia de valor das baterias de lítio e da mobilidade elétrica, em rápido crescimento na Europa”, cita o comunicado divulgado esta terça-feira as declarações de Emanuel Proença. O gestor português iniciará funções a 18 de setembro.
Emanuel Proença ocupava até agora as funções de CEO dos negócios industriais da Prio, tendo sido, anteriormente, CEO do grupo Piedade, produtor de rolhas de cortiça. A sua carreira arrancou no Boston Consulting Group, onde trabalhou durante sete anos nos escritórios de Portugal e Brasil. É ainda cofundador e presidente da Associação de Bioenergia Avançada (ABA).
A Savanna Resources muda de CEO numa altura em que o projeto de exploração da mina de lítio no Barroso recebeu luz verde por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). De acordo com a Declaração de Impacte Ambiental emitida pela APA, a decisão é “favorável condicionada para a exploração mineira e para a solução dois (a sudeste da zona mineira) de localização da instalação de resíduos”.
Sediada em Londres, a Savannah Resources é uma empresa de desenvolvimento de recursos minerais. O projeto de exploração da mina do Barroso deverá arrancar em 2026, perspetivando-se que tenha capacidade de produzir lítio suficiente para meio milhão de baterias de veículos por ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Savannah Resources, responsável pela exploração da mina do Barroso, escolhe primeiro CEO português
{{ noCommentsLabel }}