IRS, poder de compra e inteligência artificial. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa de saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho” conta-lhe tudo o precisa de saber. Esta semana falamos sobre o IRS, os salários e a perda de poder de compra, o impacto da inteligência artificial no emprego e o arranque do ano letivo, bem como as condições de trabalho dos professores. Oiça o episódio no leitor abaixo, ou aqui.
Asfixia. Foi essa a palavra utilizada esta semana pelo maior partido da oposição, o PSD, para descrever o atual peso do IRS na carteira das famílias portuguesas. Perante esse cenário, o partido laranja avançou com cinco propostas para aliviar a carga fiscal colocada, nomeadamente, sobre os salários. O PSD sugere, por exemplo, baixar as taxas marginais do IRS, reduzindo, assim, o imposto em 1,2 mil milhões de euros.
Dos impostos para os salários, os trabalhadores portugueses deverão continuar a perder poder de compra. De acordo com um estudo publicado esta semana pela Mercer, nos próximos meses, os empregadores estão a contar dar subidas remuneratórias de 4%, valor que voltará, contudo, a ser inferior à inflação projetada.
A inteligência artificial vai mudar o mercado de trabalho, mas a maioria dos trabalhadores está otimista. Os trabalhadores ouvidos pela Randstad reconhecem, porém, “que a aprendizagem e o desenvolvimento serão importantes para garantir o futuro da sua carreira”. Enquanto isso, as oportunidades de formação nesse sentido ainda escasseiam.
Por fim, o arranque do ano letivo. Em entrevista ao ECO, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, sublinhou que a recuperação do tempo de serviço congelado continua a ser uma das principais lutas. E garantiu que não irá ceder até que os anos sejam reconhecidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IRS, poder de compra e inteligência artificial. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}