Combustíveis: Quase sete em cada dez litros são “simples”

  • Lusa
  • 8 Maio 2017

Dados da ENMC mostram que os combustíveis simples têm quase 70% do mercado. A poupança conseguida pelos consumidores com estes combustíveis ronda os seis cêntimos por cada litro.

Évora é o distrito em que o peso dos combustíveis simples é mais elevado, ultrapassando os 80% na gasolina, quando a média nacional fica pelos 68%, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).

De acordo com o relatório sobre os combustíveis simples, mais de dois terços do combustível vendido em Portugal foi simples (não aditivado) em 2016, período em que a diferença do preço entre o gasóleo e a gasolina aditivados e os simples aumentou.

O peso do gasóleo simples no total de vendas de gasóleo rodoviário, entre abril e dezembro, foi de 68,92%, e a diferença entre o preço médio de venda ao público face ao gasóleo aditivado passou de 4,8 cêntimos por litro para 5,7 cêntimos naquele período.

No caso do gasóleo, Leiria foi o distrito em que o peso dos simples face ao total consumido foi mais elevado (81,24%), seguido de Évora, com 76,96% do total consumido.

na gasolina 95, Évora aparece à frente, com 80,27% dos abastecimentos simples, seguido de Aveiro (73,64%).

A nível nacional, o peso da gasolina simples no total de vendas de gasolina rodoviária, ao longo dos meses analisados, foi de 67,87%, verificando-se também um aumento da diferença entre o preço médio de venda ao público entre a gasolina 95 aditivada e a simples, passando de 2,5 cêntimos por litro em abril para 3,1 cêntimos por litro em dezembro.

De acordo com o relatório, a que a Lusa teve acesso, “os dados recolhidos permitem assumir que o mercado se vem ajustando à nova realidade, através do progressivo aumento da diferença de preços finais entre os combustíveis simples e as respetivas versões aditivadas”.

O combustível simples, que desde 17 de abril de 2015 é obrigatoriamente vendido em todos os postos de abastecimento, é aquele que sai diretamente da refinaria para o consumidor, sem qualquer aditivação.

De acordo com o relatório, em 2016 a ENMC instaurou seis processos por contraordenação em operadores e postos de abastecimento, que se encontram em fase de instrução junto das entidades licenciadoras – Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e Câmaras Municipais.

A unidade de produtos petrolíferos da ENMC realizou um total de 1.267 ações de auditoria e recolheu 795 colheitas de amostras de combustível (gasóleos e gasolinas), sobretudo de combustíveis simples.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis: Quase sete em cada dez litros são “simples”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião