Sites do Governo e da CMVM indisponíveis
O problema “em nada se relaciona com cibersegurança”, segundo fonte do gabinete do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.
O site do Governo está indisponível desde as 12:43 desta sexta-feira devido a problemas técnicos, disse à Lusa fonte governamental. Também não é possível aceder às plataformas online da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Fonte do gabinete do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, disse que o problema “em nada se relaciona com cibersegurança”. As equipas técnicas do executivo estão a resolver esta falha para que o site volte a funcionar “logo que possível”, acrescentou a mesma fonte.
Desde as 12:43 que não é possível aceder à página do Governo na Internet (www.portugal.gov.pt), aparecendo a informação de que surgiu um erro (Error 20). Pelas 18:00 a IP Telecom informou, numa nota enviada à Lusa, que o constrangimento é de “ordem técnica e não resulta de qualquer tentativa de ciberataque”.
O constrangimento técnico afetou parcialmente a infraestrutura do Datacenter de Lisboa, nomeadamente “alguns serviços de clientes empresariais e públicos, entre os quais o Portal do Governo” que se encontram indisponíveis. “As equipas da IP Telecom estão neste momento a trabalhar para minimizar o impacto desta avaria técnica e a fazer os melhores esforços para o célere restabelecimento dos serviços”, lê-se na nota.
Também as plataformas da CMVM, incluindo o Balcão Único Eletrónico (bue.cmvm.pt), Portal Institucional (cmvm.pt) e Portal do Investidor (investidor.cmvm.pt) estão indisponíveis. “Enquanto a normalidade nos sistemas não é reestabelecida, os emitentes de valores mobiliários admitidos à negociação deverão continuar a assegurar a divulgação de informação relevante através dos seus próprios sítios da internet, de forma a garantir o cumprimento atempado dos deveres de divulgação de informação”, indica o regulador dos mercados.
(informação atualizada pela última vez às 19h20)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sites do Governo e da CMVM indisponíveis
{{ noCommentsLabel }}