Luís Menezes abandona liderança da Unilabs em Portugal. Diretora financeira sobe a CEO

Ex-deputado do PSD e filho de Luís Filipe Menezes deixa o grupo suíço após 16 anos à frente da operação portuguesa, que fatura 200 milhões e emprega 3.200 pessoas. Maria do Carmo Tavares é a nova CEO.

Quase duas décadas depois de ter entrado na Unilabs, dos quais os últimos 16 anos como diretor-geral em Portugal, Luís Menezes deixa a liderança das operações do grupo suíço no país. Maria do Carmo Tavares, a atual diretora financeira, ascende ao cargo de presidente executiva.

O antigo deputado do PSD (2009-2014), que é filho de Luís Filipe Menezes, ex-líder do partido e autarca histórico de Vila Nova de Gaia, é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e exerce igualmente, desde julho de 2022, as funções de assessor do conselho de administração da Explorer Investments.

“Em Portugal, a partir de uma base de 10 milhões de euros de vendas, 100 pessoas, seis centros de colheita e uma especialidade médica, construímos o líder de mercado com mais de 200 milhões de euros de vendas, 3.200 pessoas, 1.000 pontos de contacto com clientes e oito especialidades médicas, atingindo mais de 2,5 milhões de clientes todos os anos”, escreveu Luís Menezes no LinkedIn.

Luís Menezes

Um dos mais recentes projetos de investimento do grupo de saúde em Portugal, a rondar os oito milhões de euros e inaugurado em abril, foi um centro de diagnóstico integrado que juntou sete especialidades clínicas numa área de 4.600 metros quadrados. Localizado no Porto, prevê atender até mil utentes por dia e criou uma centena de postos de trabalho.

À liderança da Unilabs Portugal ascende Maria do Carmo Tavares, até agora a responsável financeira (CFO). Nascida no Porto em 1977, formada em Administração e Gestão de Empresas na Universidade Católica, começou a carreira na divisão de auditoria e consultoria financeira da Arthur Andersen (atual Deloitte) e entrou para o grupo de saúde em 2007. Participou no processo de reestruturação nos anos seguintes e ascendeu em 2013 ao conselho de administração.

Já Luís Menezes, que começou a carreira profissional com um estágio na JP Morgan Chase Bank em Londres e foi assessor do conselho de administração na Fundação Ilídio Pinho de 2003 a 2006, anunciou na mesma publicação que vai fazer uma breve pausa e preparar-se para o próximo capítulo, dizendo apenas que “[sonha] em grande”.

“Tenho a sorte de ter muitos projetos novos e interessantes nos quais mergulhar, mas vou-me concentrar nos próximos meses em fazer um reset saudável, aproveitando algum tempo de qualidade com a família e amigos, a ler, a aprende e a refletir, enquanto sonho em grande e me preparo para o próximo capítulo”, escreveu Luís Menezes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Menezes abandona liderança da Unilabs em Portugal. Diretora financeira sobe a CEO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião