Ministro da Economia: Taxa de desemprego cai abaixo dos 10%

  • Lusa
  • 9 Maio 2017

Caldeira Cabral afirma que a taxa de desemprego se deverá manter abaixo dos 10% este ano, confirmando a tendência de descida. A diminuição do desemprego jovem é um dos destaques.

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira, prevê que a taxa de desemprego “vai ficar abaixo dos 10%”, graças a uma evolução “muito positiva” que se verificou ao longo de todo o ano dada a “forte criação de emprego”, a segunda mais rápida de toda a União Europeia.

“A boa notícia é que o desemprego em Portugal está já abaixo dos 10%, desceu muito no último ano, quase dois pontos percentuais, mas desceu com base na criação de emprego. O que aconteceu no último ano foi uma fortíssima criação de emprego com um ritmo que já não se via desde há mais de 15 anos e que foi a segunda mais rápida de toda a União Europeia“, disse Caldeira Cabral à Lusa.

A taxe de desemprego diminuiu em todos os escalões etários, mas até especialmente marcada no desemprego jovem, que baixou muito ao longo do último ano”, disse Manuel Caldeira Cabral, em Sintra, à margem da inauguração do Innovation Center, o novo investimento da tecnológica CGI em Portugal.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga na quarta-feira as Estatísticas do Emprego relativas ao primeiro trimestre, depois de no trimestre passado a taxa de desemprego se ter situado nos 10,5%. Já na segunda-feira, analistas contactados pela Lusa anteciparam que a taxa de desemprego no primeiro trimestre deverá ter voltado a baixar face a igual período do ano passado.

Na sexta-feira passada, o INE reviu em baixa de 0,1 pontos percentuais a taxa de desemprego de fevereiro para 9,9%, o valor mais baixo desde fevereiro de 2009, estimando para março uma nova descida para 9,8%. No ano passado, a taxa de desemprego apurada pelo INE para o primeiro trimestre situou-se nos 12,4% (baixando dos 13,7% observados um ano antes).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro da Economia: Taxa de desemprego cai abaixo dos 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião