Trabalhadores da TAP queriam cinco vezes mais ações do que podiam comprar

  • ECO
  • 10 Maio 2017

Funcionários da TAP fizeram "overbooking" na oferta de ações da transportadora. Uma das ordens de compra foi dada sobre a totalidade de títulos disponíveis para compra por parte dos trabalhadores.

A procura de ações da TAP por parte dos funcionários, no âmbito da Oferta Pública de Venda (OPV) de 5% do capital da transportadora aérea que termina esta quarta-feira, supera em cinco vezes as colocadas à disposição.

Esta foi a estimativa adiantada por David Paes, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), ao Jornal de Negócios (acesso pago), que revelou ainda que a adesão “superou francamente as expectativas iniciais que já eram boas”.

Os 12 sindicatos representativos dos trabalhadores da TAP apelaram para a compra de ações, com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) a propor — além da representação — a posterior compra desses títulos com juros, após um período de indisponibilidade dos títulos.

Vários dirigentes sindicais são unânimes em considerar que “a procura irá superar largamente a oferta disponível”, referindo a existência de mais de 1.000 pedidos, um dos quais para a totalidade de ações disponíveis (75.000), o que obrigará a rateio.

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) incentivou todos os trabalhadores a comprarem ações da TAP, prometendo, nos 60 dias seguintes, comprar os títulos — através de uma empresa que detém o parque de campismo de Vila Nova de Milfontes — e ressarcir o trabalhador de todos os custos comprovadamente suportados até essa data, mesmo aos que não pertencem ao sindicato nem a outra “qualquer organização sindical”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da TAP queriam cinco vezes mais ações do que podiam comprar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião