Taxa de desemprego recua para 10,1% no primeiro trimestre
É a primeira vez, na série iniciada em 2011, que o emprego cresce em cadeia nos primeiros três meses do ano. Número de desempregados teve a maior descida homóloga desde o terceiro trimestre de 2013.
A taxa de desemprego atingiu 10,1% no primeiro trimestre de 2017, avançam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em causa está uma descida de 0,4 pontos percentuais face aos últimos três meses de 2016 e de 2,3 pontos comparando com o período homólogo.
O ministro das Finanças, e mais recentemente, o titular da pasta da Economia, anteciparam uma redução do desemprego para níveis abaixo dos 10% em 2017. O primeiro trimestre ainda não espelha essa realidade mas continua a apontar para descidas.
Taxa de desemprego
Fonte: INE
A taxa agora divulgada corresponde a 523,9 mil desempregados, menos 18,2% comparando com os primeiros três meses de 2016, a maior descida desde o terceiro trimestre de 2013, indicam os dados do INE não ajustados de sazonalidade. Em cadeia, está em causa uma redução de 3,5%, que “contraria os acréscimos globalmente observados” nos primeiros trimestres “dos últimos dois anos”, continua.
E qual é o retrato do desempregado?
Já o número de empregados aumentou para 4,66 milhões. Também aqui, a subida trimestral — de 0,3% — marca uma inversão na “evolução ocorrida em todos os primeiros trimestres da série iniciada em 2011”, explica o INE. Face ao período homólogo, verificou-se um aumento de 3,2%, o maior desde o quarto trimestre de 2013.
A taxa de desemprego jovem também caiu — menos 2,6 pontos face ao trimestre anterior e menos 5,9 pontos em comparação homóloga — atingindo agora 25,1%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de desemprego recua para 10,1% no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}