5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O INE publica os dados mais recentes da inflação, numa altura em que a Europa se aproxima do objetivo de 2% estabelecido pelo BCE. De Bruxelas vêm novas previsões económicas.

Hoje é o dia em que a Comissão Europeia apresenta as Previsões Económicas de primavera — e tudo aponta para que Bruxelas esteja mais pessimista do que o Governo no que toca à evolução da economia portuguesa. Também o Banco de Inglaterra vai anunciar as suas novas previsões para a evolução da economia britânica e, por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os dados mais recentes da inflação. É ainda dia de conhecer a evolução do petróleo nos mercados internacionais.

Inflação aproxima-se do objetivo do BCE?

O INE divulga o índice de preços no consumidor relativo a abril, numa altura em que a inflação se tem aproximado do objetivo fixado pelo Banco Central Europeu (BCE). Em março, a inflação em Portugal fixou-se em 1,4%, o que representou uma queda face a fevereiro, reflexo da desaceleração dos preços dos combustíveis. A nível europeu, a evolução tem sido mais animadora. Em abril, a inflação na Zona Euro chegou aos 1,9%, valor que fica em linha com o objetivo do BCE, que é ter uma inflação próxima mas inferior a 2%.

Banco de Inglaterra anuncia decisão de política monetária

O governador Mark Carney revela, esta manhã, as últimas decisões de política monetária tomadas pelo Banco de Inglaterra. O banco central britânico vai ainda publicar as mais recentes previsões para o crescimento económico e a evolução da inflação. Em fevereiro, o Banco de Inglaterra reviu em alta, de 1,4% para 2%, a previsão de crescimento para 2017, deixando inalterada a taxa de juro diretora em 0,25%.

Vêm aí previsões pessimistas?

A Comissão Europeia vai apresentar as Previsões Económicas de Primavera, documento fundamental para definir as recomendações de política económica e orçamental para cada país, e a expectativa é que Bruxelas esteja mais pessimista do que António Costa em relação à economia portuguesa. As previsões são lançadas depois de, na semana passada, Mário Centeno se ter juntado aos ministros das Finanças de Espanha, Itália e França para enviar uma carta à Comissão Europeia, onde criticaram a metodologia utilizada pela instituição para calcular o PIB potencial.

OPEP publica relatório mensal

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica o relatório mensal do mercado do petróleo, relativo a maio. Nos últimos dias, a matéria-prima tem registado fortes oscilações, numa altura em que os investidores procuram perceber se haverá ou não uma manutenção do corte de produção feito pelos países da OPEP. No último relatório mensal, o cartel indicava que este corte de produção começa a dar os primeiros frutos, apesar do aumento da oferta dos EUA.

Grandes empresas prestam contas

Hoje é também dia de apresentação de resultados trimestrais. Entre as várias empresas que prestam contas, estão a operadora alemã Deutsche Telekom e a espanhola Telefonica. Do outro lado do Atlântico, a Petrobras também divulga as contas do primeiro trimestre. A petrolífera brasileira encerrou o ano de 2016 com prejuízos de 4,4 mil milhões de euros, penalizada pela reavaliação de ativos e de investimentos noutras empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião