Professores em Lisboa e Vale do Tejo e Algarve deslocados vão receber apoio à renda
Os professores que estejam deslocados para dar aulas em Lisboa e Vale do Tejo e Algarve ou "em qualquer outra região, onde os custos da habitação são mais elevados" vão receber um apoio à renda.
Os professores deslocados e colocados “nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve ou em qualquer outra região, onde os custos da habitação são mais elevados”, vão receber um apoio para pagar a renda, segundo consta no relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
O envelhecimento da classe docente e os elevados preços da habitação está a acentuar problema de falta de professores em Portugal, sendo que a situação é particularmente notória na região de Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve. De notar que Portugal precisa de formar 30 mil docentes até 2030.
Nesse sentido, “face à dificuldade de colocação de professores” nestas regiões “ou qualquer outra região, onde os custos da habitação são mais elevados, o programa Apoio à Renda será adaptado e operacionalizado para subsidiar professores colocados nestas regiões que trabalhem em escolas a mais de 70 quilómetros da sua área de residência”, lê-se.
Esta medida aplica-se “sempre que o valor dos seus encargos com o alojamento ultrapasse a taxa de esforço de 35%”, acrescenta o Executivo.
Recorde-se que a 2 de março foi assinado um protocolo entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) de apoio ao arrendamento de casas a preços mais baixos para professores deslocados, sendo que a ideia é estender o programa também a profissionais de saúde deslocados. Até então, já foram atribuídos 11 apartamentos em Lisboa e Portimão a 15 docentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Professores em Lisboa e Vale do Tejo e Algarve deslocados vão receber apoio à renda
{{ noCommentsLabel }}