Colômbia insta embaixador israelita a abandonar o país
O pedido surge depois de o país liderado por Benjamin Netanyahu ter suspendido as exportações de material de Defesa para a Colômbia e após o presidente colombiano ter rotulado os israelitas de nazis.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Colômbia instou o embaixador de Israel a abandonar o país, avança a agência EFE, na rede social X (antigo Twitter). O pedido surge depois de o país liderado por Benjamin Netanyahu ter suspendido as exportações para a Colômbia.
No domingo, Israel tinha anunciado a suspensão das exportações de material de Defesa para a Colômbia quase uma semana depois de o presidente colombiano, Gustavo Petro, se ter referido ao discurso feito pelo ministro da Defesa, sobre o bloqueio total a Gaza em resposta ao ataque do Hamas, como de propaganda nazi.
Tweet from @petrogustavo
“Isto diziam os nazis dos judeus. Os povos democráticos não podem permitir que o nazismo se restabeleça na política internacional. Israelitas e palestinianos são seres humanos sujeitos ao direito internacional. Este discurso de ódio se continua só conduzirá ao holocausto”, escreveu o presidente da Colômbia”, na rede social X.
Já este domingo, após o anúncio do bloqueio das exportações de Israel à Colômbia, o presidente colombiano voltou à rede social para garantir que o país iria suspender as relações com Israel se for necessário. “Não apoiamos genocídios. (…) Do povo de Israel, exijo ajuda para a paz na Colômbia, na Palestina e no mundo”, escreveu.
Tweet from @petrogustavo
Mais de um milhão de pessoas já terá fugido até ao momento das respetivas casas em Gaza antes de uma esperada ofensiva terrestre israelita, que está a ser planeada por Telavive para destruir o Hamas, depois de os seus combatentes terem invadido o sul de Israel.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Colômbia insta embaixador israelita a abandonar o país
{{ noCommentsLabel }}