Governo remete para o Parlamento eventuais alterações à subida do IUC
Ministra da Presidência não se compromete com alterações ao aumento do imposto de circulação para as matrículas anteriores a julho de 2007. "É na Assembleia que deve ser discutido", atira.
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, remeteu esta sexta-feira para o Parlamento eventuais alterações ao agravamento do Imposto Único de Circulação (IUC) dos veículos matriculados antes de julho de 2007, inserido na proposta no Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). “A Assembleia da República é soberana”, respondeu, em entrevista à Rádio Renascença.
Para a governante, equiparar “uma devolução de IRS de uma ordem de grandeza muito significativa, à volta de 800 euros por ano, e um aumento nos impostos ou sobre o tabaco ou sobre os veículos mais poluentes, que são os veículos mais antigos, é uma falsa equiparação”.
Mariana Vieira da Silva remeteu ainda para a autarquia de Lisboa a “responsabilidade” por uma estratégia de combate ao aumento do número de pessoas em situação de sem-abrigo no município. “Não nos revemos numa ideia de que o tema e o problema são as pessoas que têm escolhido o nosso país para viver à procura de uma vida melhor”, disse.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo remete para o Parlamento eventuais alterações à subida do IUC
{{ noCommentsLabel }}