FMI alerta para risco de políticas introvertidas e falta de reformas

  • Lusa
  • 9 Outubro 2016

Comunicado do Comité Financeiro e Monetário do FMI foi apresentado pelo presidente Agustín Carstens e pela diretora-geral, Christine Lagarde.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que as perspetivas económicas globais “estão cada vez mais ameaçadas por políticas introvertidas e reformas paradas”, no encerramento da sua assembleia anual, centrada no combate aos riscos de receitas protecionistas.

“As perspetivas estão cada vez mais ameaçadas por políticas introvertidas, incluindo o protecionismo, e reformas paradas”, refere o comunicado do Comité Financeiro e Monetário do fundo, apresentado em conferência de imprensa pelo presidente deste órgão, Agustín Carstens, e pela diretora-geral do FMI, Christine Lagarde.

O FMI defende que se utilize “todas as políticas disponíveis – reformas estruturais, orçamentais e monetárias” para revitalizar o débil crescimento mundial.

A instituição considera que a recuperação mundial “continua de forma lenta e desigual”, esperando-se apenas um ligeiro crescimento no próximo ano, “devido sobretudo às economias dos mercados emergentes”.

“O desempenho e resiliência económica melhoraram em algumas economias e os riscos a curto prazo dos mercados financeiros diminuíram”, afirma o FMI, no entanto, a organização insiste que a perspetiva continua “débil” em consequência de fatores como o “abrandamento do comércio global, do investimento e da produtividade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI alerta para risco de políticas introvertidas e falta de reformas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião