FMI. Bancos centrais têm de estar atentos ao impacto negativo dos estímulos

Relatório do Fundo sobre a estabilidade financeira recomenda vigilância das autoridades em virtude das consequências mais nefastas que resultam das políticas monetárias expansivas em todo o mundo.

Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), os supervisores do setor financeiro precisam de estar atentos às implicações das políticas monetárias expansivas adotadas pelos bancos centrais em todo o mundo na estabilidade financeira global.

“As ações de política monetária são suscetíveis de ter fortes consequências na solidez financeira porque podem afetar cada vez mais o comportamento de risco dos intermediários financeiros. O que sugere a necessidade de maior vigilância por parte das autoridades prudenciais e regulatórios”, recomenda a instituição liderada por Christine Lagarde no Relatório de Estabilidade Financeira Global divulgado hoje de forma parcial.

Sem se referir diretamente às atuais políticas monetárias vigentes nas principais economias mundiais, o FMI refere que os intermediários financeiros têm tendência a demonstrar maior apetite pelo risco perante um ambiente de juros baixos e da redução generalizada do risco com estímulos monetários menos convencionais. Por isso, todo o cuidado é pouco.

"As ações de política monetária são suscetíveis de ter fortes consequências na solidez financeira porque podem afetar cada vez mais o comportamento de risco dos intermediários financeiros.”

FMI

Relatório de Estabilidade Financeira Global

“Os decisores de política monetária têm de monitorizar o tamanho e composição dos balanços dos principais intermediários financeiros. Isto é importante para avaliar mudanças no apetite pelo risco das instituições financeiras”, alerta o Fundo, que ressalva, porém, que a maior atenção das autoridades não significa que os bancos centrais devam perseguir novos objetivos de estabilidade financeira.

Há alguns anos que Banco Central Europeu (BCE), como Reserva Federal norte-americana, Banco de Inglaterra e Banco do Japão têm adotado políticas monetárias mais agressivas para reanimar as suas economias e inflação dentro dos seus parâmetros de estabilidade. Além das taxas de juro em níveis mínimos históricos, as autoridades monetárias têm implementado planos de compras de ativos, como dívida pública e privada, para fornecer maior liquidez ao mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI. Bancos centrais têm de estar atentos ao impacto negativo dos estímulos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião