Galamba conta que Altice faça os “investimentos necessários” na conectividade em Portugal

O ministro das Infraestruturas participou na inauguração do Centro de Interligação de Redes Internacionais da Altice e sublinhou contar com a empresa para continuar a investir na economia digital.

O ministro das Infraestruturas conta que a Altice Portugal faça os “investimentos necessários” para aproveitar o potencial do país nesta nova “fase de conectividade”, em que o Governo tenta atrair para Portugal mais investimento estrangeiro em cabos submarinos e centros de processamento de dados.

Numa intervenção esta quarta-feira, durante a inauguração do Centro de Interligação de Redes Internacionais da Altice em Linda-a-Velha, João Galamba insistiu que Portugal tem um “ativo único”, que é a sua localização geográfica estratégica para a instalação destas infraestruturas críticas para a economia digital, mas também a sua “competitividade energética”. “Ambas em combinação são um ativo imparável”, destacou.

Dito isto, o ministro salientou: “Contamos com a Altice e com todas as empresas deste ecossistema para, connosco e em conjunto, fazerem os investimentos necessários, não partindo do zero”, para aproveitar este “novo contexto” e esta “nova fase de conectividade”.

Importa recordar que, no início deste mês, Galamba reuniu com a presidente executiva da Altice Portugal, Ana Figueiredo, para medir o compromisso da Altice em investimentos no país, numa altura em que surgem rumores de que o grupo colocou a Altice Portugal novamente à venda.

A Altice anunciou esta quarta-feira um investimento de cerca de três milhões de euros, cofinanciado por fundos europeus, na instalação de um Centro de Interligação de Redes Internacionais, situado em Linda-a-Velha (Oeiras). Segundo a Altice Portugal, é o segundo centro deste tipo do país, dando redundância a Portugal num aspeto que é crítico para as comunicações eletrónicas.

O ministro teceu ainda uma “consideração geral” sobre o potencial das telecomunicações para o desenvolvimento da economia portuguesa: “Falamos sobre a necessidade de aumentar salários, melhorar o nível de vida, e admito que haja coisas a fazer no salário mínimo e em legislação vária. Mas o desafio fundamental que o país tem é atrair valor acrescentado, e isso é fundamental para a valorização salarial”.

“Numa altura em que se debate isso, e bem, é importante olhar para todo este setor como uma oportunidade para isso mesmo”, rematou o ministro da tutela.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galamba conta que Altice faça os “investimentos necessários” na conectividade em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião