PSI-20 de regresso aos ganhos. EDP puxa pela bolsa

  • Rita Atalaia
  • 12 Maio 2017

Depois de duas sessões em queda, a bolsa nacional regressou ao verde. Um desempenho determinado pela valorização da EDP, mas também pela subida da Jerónimo Martins.

A bolsa nacional terminou a sessão como arrancou: no verde. O PSI-20 regressou aos ganhos depois de duas sessões em queda. Para este desempenho contribuiu a EDP e a Galp Energia, apesar de a EDP Renováveis não ter acompanhado a tendência. No retalho, destaque para a valorização da Jerónimo Martins.

O PSI-20, o principal índice português, somou 0,12% para 5.237,15 pontos no fecho da sessão lisboeta. Apenas seis cotadas encerraram no vermelho. Do lado dos ganhos, os bons desempenhos das ações da EDP e da Galp Energia ajudaram a bolsa nacional a regressar aos ganhos. A energética subiu 1,04% para 3,30 euros e a petrolífera acelerou 0,28% para 14,32 euros.

Mas para esta subida também contribuiu outro dos pesos pesados do índice nacional. No retalho, a Jerónimo Martins ganhou 0,77%, sendo de destacar também a subida de 1,72% para 5,78 euros dos CTT. Ainda a acompanhar esta maré verde, a Sonae Capital protagonizou a maior valorização da sessão ao ganhar 4,70%.

Outros destaques vão para a REN e para o BCP. No caso do banco liderado por Nuno Amado, as ações acabaram por perder 2,35%, apesar de o CaixaBI ter aumentado a avaliação do título para 0,26 euros. Já a gestora da rede elétrica nacional, liderada por Rodrigo Costa, viu as suas ações pularem 0,94% depois de ter apresentado lucros trimestrais de 13,5 milhões de euros esta quinta-feira e de ter anunciado que já tem dinheiro para concretizar a compra da EDP Gás.

O desempenho do PSI-20 ficou em linha com o que se passou nas restantes praças europeias. O Stoxx 600 acelerou perto de 0,2%, no dia em que se soube que o crescimento da economia da Alemanha ultrapassou o dos EUA no início deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 de regresso aos ganhos. EDP puxa pela bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião