BCP: Ciberataque está a normalizar, mas houve problemas

  • Lusa
  • 12 Maio 2017

A Lusa contactou o BCP após vários clientes do banco terem referido dificuldades em realizar operações bancárias, nomeadamente através de cartões. A situação estará normalizada.

O BCP disse esta sexta-feira que está a ser normalizada a sua operação, depois de alguns clientes se terem queixado de problemas na realização de operações, na sequência de medidas preventivas tomadas pelo banco para evitar um ataque informático. “A situação está a voltar a normalizar, pode ainda haver algumas disrupções pontuais”, afirmou à Lusa fonte oficial.

O banco garantiu que não foi afetado pelo ciberataque que se desenrola à escala internacional esta sexta-feira e que as dificuldades que os clientes sentiram se deveram a medidas de prevenção tomadas pela instituição.

Quanto a outras instituições financeiras, a Caixa Geral de Depósitos disse que não foi afetada e que as medidas de cautela não provocaram problemas nas operações dos clientes. BPI e Novo Banco ainda não adiantaram informação, mas não há relatos de queixas de clientes. Fonte oficial do Santander Totta já tinha dito à Lusa que não foi afetado, tal como não foi o banco Santander em Espanha, após notícias que davam conta de um ataque.

A Lusa contactou ainda a SIBS, gestora da rede multibanco, tendo dito fonte oficial que os sistemas estão a funcionar normalmente, sem qualquer vulnerabilidade, não tendo havido qualquer ataque. A Polícia Judiciária já disse hoje que está a acompanhar e a tentar perceber o alcance de um ataque informático internacional que tem como alvo empresas.

A Portugal Telecom, que alertou hoje os seus clientes para o vírus perigoso a circular na Internet e que pediu para que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio eletrónico, já indicou que ativou todos os planos de segurança. No entanto, disse, a rede e os serviços prestados pela Meo não foram afetados.

Já a EDP indicou que decidiu cortar os acessos à Internet da sua rede para prevenir o ataque informático. A empresa acrescentou, entretanto, que estão a funcionar normalmente todos os sistemas que conduzem a rede elétrica e que também continuam em funcionamento normal os sistemas de ‘contact center’ e de reparação de avarias.

A multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica foi hoje obrigada a desligar os computadores da sua sede em Madrid, depois de detetar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos.

A imprensa espanhola noticiou que o vírus desconhecido provocou a paragem dos computadores afetados, ficando o monitor azul e tendo aparecido em alguns equipamentos uma mensagem a pedir o pagamento de uma quantia em ‘bitcoins’, uma moeda virtual desenvolvida fora do controlo de qualquer Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP: Ciberataque está a normalizar, mas houve problemas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião