Navigator aumenta preço do papel até 7% na Europa
Empresa justifica decisão com a "subida estrutural dos valores de aquisição da maioria dos fatores de produção essenciais para o fabrico de papel".
A The Navigator Company vai aumentar o preço do papel uncoated woodfree (UWF), usado na impressão e escrita, entre 5% e 7% na Europa. A empresa justifica a decisão com a subida do custo da pasta de papel e energia.
“O ajustamento é necessário devido ao aumento estrutural dos valores de aquisição da maioria dos fatores de produção essenciais para o fabrico de papel, o que torna os atuais níveis de preços insustentáveis”, afirma a Navigator num comunicado divulgado esta segunda-feira.
“Adicionalmente, e mais recentemente, a pasta de papel e a energia registaram aumentos significativos. A recuperação da procura, visível nos mercados globais, também contribui para este ajustamento de preços”, acrescenta a empresa.
Na apresentação dos resultados do terceiro trimestre, na semana passada, a Navigator deu conta de uma quebra de 29% nas vendas de UWF, face ao período homólogo. A procura deste tipo de papel no mercado europeu apresentava uma evolução negativa de 21% (a setembro).
Dava, no entanto, conta de uma recuperação entre julho e agosto: “No terceiro trimestre, verifica-se um crescimento de 6% face às vendas do trimestre anterior, que reflete o atual contexto de início da normalização do nível de stocks ao longo da cadeia de distribuição, o qual se encontrava anormalmente elevado no primiero semestre”.
A empresa assinala também que, “em 2023 e 2024, quase 600 mil toneladas de capacidade de produção anual de UWF sairão da Europa. Esta saída de capacidade resulta quer de anúncios de fecho permanente de operação, quer de anúncio de conversão da capacidade para grades de packaging“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Navigator aumenta preço do papel até 7% na Europa
{{ noCommentsLabel }}