Tribunal de Contas avança com processo contra ex-gestores da TAP
O Tribunal de Contas já avançou com o processo de infracção financeira contra a antiga presidente executiva e o presidente do conselho de administração, no âmbito da saída de Alexandra Reis.
O Tribunal de Contas já colocou em marcha o processo de infração financeira da antiga CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, e do ex-presidente do conselho de administração, Manuel Beja, requerido pelo Ministério Público, segundo avança o Observador. O procurador-geral adjunto informou que, “do referido processo de acompanhamento, derivou requerimento do Ministério Público que deu origem a processo de apuramento de responsabilidade financeira“, afirmou fonte oficial do Tribunal de Contas (TC) ao jornal.
O processo resulta da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) ao processo de rescisão do contrato com a antiga administradora da TAP Alexandra Reis, que envolveu o pagamento de uma indemnização bruta de 500 mil euros. A IGF considerou nulo o acordo e propôs ao Governo envio do relatório ao TC para apuramento de responsabilidades financeiras.
A auditoria serviu de base aos despedimentos de Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, anunciados pelo Governo em março. A ex-CEO da TAP já deu entrada com o prometido processo contra a TAP, contestando a sua demissão pelo Governo. Pede uma indemnização de 5,9 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tribunal de Contas avança com processo contra ex-gestores da TAP
{{ noCommentsLabel }}